Beber água faz bem para a pele

Manter o corpo hidratado contribui para o funcionamento de todos os órgãos, inclusive a pele. Sendo assim, beber água faz bem para o corpo inteiro.

Quem quer cuidar da saúde não pode fugir de um hábito essencial: beber pelo menos dois litros de água por dia, em média. Como o corpo humano é composto por 75% de água, a desidratação dificulta o trabalho das células e o funcionamento dos órgãos. E isso também vale para quem deseja uma pele saudável e hidratada.

Manter a hidratação do corpo é essencial para a pele ficar com uma boa aparência e cumprir sua função de proteger o corpo da melhor maneira possível. Além disso, o hábito contribui com a prevenção de outros problemas de saúde da pele, além de evitar linhas finas e rugas.

Entenda toda a importância que a água tem para a pele e todo o corpo!

A importância de manter-se hidratado

Beber água faz bem

Que é preciso consumir água durante todo o dia, todos sabem. Mas poucos entendem o quanto isso é primordial para quem quer uma vida mais saudável. Quando o corpo está desidratado, todas as funções celulares são afetadas, podendo prejudicar o funcionamento do corpo como um todo.

Mas não é preciso ir “tão longe” e pensar nos órgãos. Quando uma pessoa não toma água suficiente, as mucosas do nariz ficam mais secas, causando problemas respiratórios como rinite e sinusite, a pele fica mais suscetível a lesões e a região da boca mais suscetível a feridas.

Isso sem falar do sistema excretor e do funcionamento dos rins, que podem ser prejudicados permanentemente por conta da desidratação, além de sofrerem com doenças como as famosas pedras nos rins e a nefrite.

Pele hidratada é uma pele saudável

Por mais que existam inúmeros tipos de hidratantes para a pele no mercado (e eles sejam importantes para mantê-la saudável), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB) afirma que o mais importante mesmo é a hidratação de dentro para fora.

Isso porque os hidratantes agem, de maneira geral, impedindo que as moléculas de água presentes na pele (e conquistadas com o consumo de água) sejam perdidas para o ar, mantendo a hidratação — são os chamados hidratantes por oclusão.

Alguns produtos também ajudam na hidratação ao captar moléculas de umidade no ar, sendo indicados para pessoas de pele oleosa, por serem mais leves — são os hidratantes por umectação.

Independentemente do tipo de produto, o que torna uma pele realmente saudável e hidratada é a ingestão correta de água durante o dia. Outros cuidados também são primordiais, como a limpeza devida e a proteção solar.

7 benefícios da água para a pele

Deu para perceber que o consumo de água é o ponto de partida para uma pele saudável. Mas, na prática, como perceber todos esses benefícios? Veja alguns deles:

  1. a água contribui com a elasticidade da pele, tornando-a visivelmente mais viçosa;
  2. por conta dessa elasticidade, também há diminuição das linhas de expressão e rugas, prevenindo o envelhecimento precoce;
  3. a hidratação correta também evita lesões, pois uma pele ressecada tende a sofrer mais com cortes;
  4. a ingestão correta de água também pode ajudar a evitar problemas de saúde como psoríase e dermatite, que têm o ressecamento como um de seus principais sinais;
  5. a água também previne os inchaços em todo o corpo, pois ajuda na eliminação de líquidos;
  6. com a pele ressecada, as glândulas sebáceas podem acabar produzindo oleosidade acima do normal, podendo causar acne;
  7. sem a devida hidratação, as células também não conseguem promover uma barreira cutânea da maneira correta, abrindo espaço para problemas como alergias.

Leia também: Álcool para limpeza: conheça os tipos e para que serve.

Além da hidratação constante, principalmente em períodos de tempo seco e muito quentes, é preciso manter os cuidados básicos com a pele, já que sem eles as células podem acabar desidratando muito mais rápido. Nesse caso, a rotina indicada pela SBD conta com a limpeza com sabonete próprio duas vezes ao dia, hidratação e proteção solar.

123 Notícias

Outros artigos