Clínicas médicas: 5 vantagens ao usar a telerradiologia

São muitas as vantagens do uso da telerradiologia em uma clínica médica, tanto para a administração da clínica, quanto para a qualidade do seu atendimento e para seus pacientes. 

Portanto, é uma nova área da radiologia que vem crescendo e é importante que as clínicas médicas comecem a se adaptar. 

Por isso, para que essa adaptação seja feita logo, continue lendo o artigo para entender como funciona. 

O que é e quais são as vantagens do uso da telerradiologia para uma clínica médica?

Se você possui ou quer abrir uma clínica médica sabe a importância de oferecer exames para que seja possível um diagnóstico rápido e preciso para os seus pacientes. 

Portanto, se a sua clínica médica oferece exames de radiologia, que são exames que tem como objetivo o diagnóstico por imagem, está na hora de conhecer a última novidade dessa área: a telerradiologia. 

A telerradiologia faz parte da telemedicina, que é uma área da medicina que busca levar para todos os pacientes o diagnóstico e atendimento de forma remota e à distância. Ou seja, utilizar a internet para realizar o atendimento médico não presencial. 

Então, a telerradiologia é a emissão de laudos de exames de radiografia à distância, sem que o técnico ou médico radiologista precise estar no local do exame para analisar as imagens obtidas. 

Para que isso seja possível, a telerradiologia possibilita o envio de dados e imagens radiológicas a partir de uma tecnologia que digitaliza essas imagens. Com isso, é possível enviar tudo que envolve o exame para que o médico faça o diagnóstico do paciente. 

É importante destacar o cuidado necessário ao utilizar essa tecnologia. Pois, são dados sigilosos dos pacientes, que precisam ser tratados com segurança. 

Por isso, são muitas as regras e padrões que os responsáveis devem seguir para garantir que a imagem tenha a qualidade necessária, e também para garantir que só as pessoas necessárias terão acesso a essas imagens. 

Assim, a privacidade do paciente é mantida a todo momento, e os médicos responsáveis recebem a imagem de qualidade que irá possibilitar um diagnóstico preciso e confiável. 

Portanto, a grande diferença entre a radiologia tradicional e a que utiliza a telemedicina é que o técnico ou médico não precisa estar lá durante o exame para analisar as imagens e dar o laudo. 

Como funciona a telerradiologia? 

A telerradiologia é utilizada para a realização de todos os exames que estão incluídos na área da radiologia, são eles: 

  • Ressonância Magnética; 
  • Medicina Nuclear; 
  • Mamografia; 
  • Tomografia; 
  • Raio X;
  • Densitometria óssea. 

Para que seja possível o envio do laudo à distância, é preciso utilizar aparelhos e equipamentos compatíveis com a tecnologia digital. Pois, será necessária uma plataforma: um software de telemedicina. 

Além disso, é necessário também que o médico ou técnico responsável saiba não somente realizar o exame, mas também utilizar o aparelho que tem essa tecnologia para que os dados sejam enviados corretamente. 

Então, o responsável irá realizar o exame, com um aparelho digital que irá captar o sinal e o enviar para a plataforma de telemedicina. Para isso, será necessário salvar as imagens no formato DICOM. 

Ao salvar a imagem nesse formato, você precisa enviá-las para o médico que será responsável pelo laudo ou diagnóstico, através do sistema PACS, ou Picture Archiving Communication System, que será responsável pela conversão da imagem em pixels. 

Além disso, é possível também que você já configure o seu equipamento para que haja o envio automático, já no formato ideal, para a plataforma de telemedicina. De qualquer maneira, é possível acessar a essa plataforma até mesmo de forma remota. 

Com qualquer dispositivo com acesso a internet você consegue se conectar a plataforma, ver a imagem, avaliar e interpretar o seu resultado, tornando possível a emissão do laudo médico.

Quais as principais vantagens do uso da telerradiologia para uma clínica médica?

Então, separamos aqui as principais vantagens do uso da telerradiologia para uma clínica médica.

  • Maior agilidade no atendimento  

Como a telerradiologia torna possível a realização do exame sem os técnicos ou médicos radiologistas presentes no local para que seja feita a análise da imagem, há uma maior agilidade no atendimento. 

Pois, por terem poucos profissionais dessa área, muitas vezes fica uma fila nas clínicas para a realização desses exames, por terem poucos profissionais por vez, esperando a sua disponibilidade. 

  • Iguala a demanda de radiologistas 

Quando você utiliza a telerradiologia, a necessidade de ter radiologistas trabalhando na clínica reduz muito. Afinal, o atendimento pode ser feito a distância, a qualquer momento do dia. 

Isso faz com que o problema das clínicas em conseguir radiologistas para trabalhar seja resolvido. 

  • Emissão de laudos rápida

O atendimento acaba sendo mais ágil do que o normal, o que faz com que a emissão dos laudos também seja feita mais rapidamente. 

Afinal, o radiologista interepretará as imagens rapidamente, a distância, emitindo assim o seu laudo e enviando para que o médico faça o diagnóstico. Com tudo conectado, em menos de 30 minutos o exame está com o médico e o diagnóstico pode ser feito. 

  • Redução de custos 

Como foi mencionado anteriormente, você não precisa contratar tantos radiologistas para trabalhar presencialmente, o que acaba reduzindo o custo operacional da sua clínica. 

Além disso, a estrutura no atendimento se torna mais reduzida, porque toda a parte de interpretação e análise da imagem não é feita no local. Com isso, há redução de despesa com pessoa, com impressões e muito mais. 

  • Alta qualidade da imagem e do serviço

Apesar do menor custo, há uma maior qualidade, se tornando um dos exames com melhor custo benefício. Pois, com uma rede completa de radiologistas disponíveis 24 horas para emitir o laudo, a precisão do laudo aumenta. 

São muitos médicos de diferentes especialidades disponíveis para aumentar a qualidade da interpretação da imagem.

Conclusão

Portanto, essas são as 5 principais vantagens do uso da telerradiologia para uma clínica médica, tendo então um excelente custo benefício. 

Ao introduzir essa nova modalidade da radiologia na sua clínica você está reduzindo seu custo operacional e aumentando a qualidade do seu serviço. 

E aí, falta o que para você adotar essa tendência tecnológica na sua clínica? Compartilhe com seus colegas.

123 Notícias

Outros artigos