Combater a Ansiedade: 5 passos para uma vida de paz!

A ansiedade é uma emoção normal que faz parte do cotidiano de quase todo mundo. No entanto, quando uma pessoa sente regularmente níveis altíssimos de preocupação, isso pode se tornar um distúrbio médico. Por isso, em muitos casos, combater a ansiedade é essencial para a saúde

De acordo com o ministério da saúde, devemos entender a  ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, podendo tornar-se patológica, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).

Neste caso, os transtornos de ansiedade formam uma categoria de diagnósticos de saúde mental que levam ao nervosismo excessivo, medo, apreensão e preocupação. Esses distúrbios alteram a forma como uma pessoa processa as emoções e se comporta, causando também sintomas físicos. A ansiedade leve pode ser vaga e pouco perturbadora, enquanto a ansiedade severa pode afetar seriamente a vida cotidiana. 

Saber a diferença entre sentimentos normais de ansiedade e um transtorno mais sério requer atenção médica.Quando um indivíduo enfrenta sentimentos prejudiciais, a ansiedade deixa de ser algo simples e torna-se em algo prejudicial à saúde. 

Confira também: Principais Tendências da Medicina no mundo

Por isso, selecionamos para você 5 passos simples que podem te ajudar a combater a ansiedade e te ajudar a encontrar a paz interior.

1- Buscar uma vida saudável é o primeiro passo

Uma alimentação equilibrada associada à prática de atividades físicas pode ajudar a combater a ansiedade. 

A atividade física pode melhorar sua auto-imagem, além de liberar substâncias químicas no cérebro que desencadeiam sentimentos positivos. Isso pode te ajudar a encarar a vida com mais leveza. 

Também, existem exercícios específicos como ioga, controle de respiração, tai chi chuan entre outros, que seus adeptos afirmam trazer benefícios que ajudam a controlar os sintomas da ansiedade. 

Acima de tudo, praticar uma atividade que você gosta pode te dar mais disposição e prazer que ajudam a controlar as preocupações excessivas com a vida.  

2- Reconhecer que a ansiedade é um problema

Combater a Ansiedade
Créditos da Imagem: Pexels

Muitos não encaram a ansiedade como um possível problema que pode afetar a saúde emocional e os relacionamentos interpessoais. Por isso, saber qual o nível da sua ansiedade e reconhecer que isso pode ser algo negativo, é importante para que você procure de fato melhorar seu nível de preocupação com a vida.

Por isso, a partir do momento que assumimos que a ansiedade nos prejudica, estamos abertos para procurar ajuda. 

3- Conversar com amigos e familiares sobre a ansiedade

Quem tem ansiedade dificilmente consegue esconder seus sentimentos das outras pessoas. Porém, conversar com os outros e buscar uma rede de apoio é essencial. Troca ideias e experiências com pessoas conhecidas que o apoiam, como um membro da família ou amigo pode ajudar a melhorar seu nível de ansiedade. 

Além disso, a experiência do outro contribui para perceber que não estamos sozinhos no combate à ansiedade. O senso de comunidade nos traz segurança que temos mais pessoas conosco.l 

4- Combater a ansiedade por meio da fé

Combater a ansiedade por meio da fé
Créditos da Imagem: Pixabay

Para quem possui religião, a ansiedade pode ser amenizada por meio da fé. Seja com orações, encontros de grupos ou aconselhamento com pessoas da mesma comunidade religiosa, a fé pode contribuir para o controle emocional e também combater a ansiedade. 

Na verdade, a prática religiosa ajuda a controlar a ansiedade à medida que aquele que crê em uma força transcendente encontra razões para prosseguir. Atualmente, existem pesquisas que mostram que a religião ajuda a baixar o nível de estresse e também controlar os efeitos da ansiedade em seus praticantes. 

5- Procurar ajuda profissional

No entanto, se sua ansiedade está a ponto de te prejudicar em sua saúde emocional e mental, talvez procurar um terapeuta ou médico seja importante. Um profissional da saúde poderá te indicar um tratamento eficiente e a longo prazo, sendo que em algumas ocasiões o uso de remédios – fitoterápicos e alopáticos – pode ser necessário.

Para muitas pessoas, a ansiedade prejudica o sono, que pode afetar a disposição para o trabalho e até nas relações com as pessoas. Não hesite em procurar um médico caso a ansiedade se transforme em uma perturbação maior para você. Combater a ansiedade é possível!

123 Notícias

Outros artigos

Está chegando o Futurecom 2021

Está chegando o Futurecom 2021! Enquanto aguardamos ansiosamente o retorno do evento no formato presencial, os profissionais ligados à tecnologia, telecomunicações ...

Ler artigo