Pular para o conteúdo
Início » O que é plano de saúde por adesão?

O que é plano de saúde por adesão?

O plano de saúde por adesão não é nada mais, nada menos que uma contratação feita em grupo por pessoas que tem um vínculo de trabalho em comum, por exemplo: se você faz parte de uma entidade de classe ou sindicato, está pronto para adquirir um plano de saúde dessa forma.

Caso você se interesse por alguma operadora que comercializa apenas como modalidade empresarial, mas você não tem CNPJ, é possível recorrer à adesão, só é necessário entrar em contato com uma administradora que faça a intermediação da contratação.

Confira também: O que é plano de saúde privado

É comum que seja cobrado uma taxa de inclusão para que seja realizada essa negociação, o que surpreende muitos beneficiários que recorrem a esse tipo de plano. Além disso, também é pago o valor da primeira mensalidade para poder começar a utilização do convênio médico.

Quando falamos de valores reais, o preço dessa taxa é equivalente o valor da mensalidade, sendo assim, você fará 13 pagamentos durante o ano. Já para quem contrata plano utilizando CNPJ, paga-se 12. Além disso, os sindicatos também cobram uma taxa mensal de filiação e esse valor varia para cada associação.

Para saber quanto custa um plano por adesão exatamente, o ideal é fazer uma cotação com uma corretora, pois existem três valores que precisam ser levados em consideração:

  • A mensalidade da operadora, que varia dependendo da faixa etária e do plano escolhido
  • A taxa de inclusão, que possui o mesmo valor da primeira mensalidade
  • A contribuição para o sindicato, que depende da entidade em questão

Carências

Todos nós sabemos que todos os planos possuem uma carência padrão que impede a realização de determinados procedimentos por um período. Os planos coletivos possuem essas carências reduzidas e alguns serviços podem ser utilizados imediatamente após a contatação, como por exemplo, o uso do convênio para pronto socorro.

Os planos por adesão apresentam uma vantagem se forem comparados aos planos de contratação individual, porque ao contratar você terá acesso imediato a exames, consultas, internações e até mesmo, partos.

Quer saber quais profissões permitem que você contrate um plano coletivo por adesão?

Se você está vinculado a qualquer sindicato ligado as profissões citadas abaixo, é possível a contratação do plano dessa modalidade:

  • Profissionais liberais
  • Servidor público
  • Profissionais do comércio, indústria ou serviços com registro CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas)
  • Estudantes devidamente matriculado e regular em Instituição de Ensino Infantil, Fundamental, Médio ou Superior.
  • Pessoas que tem vínculos com uma entidade de classe ou estudantil, também estão inclusas.

É possível a inclusão de dependentes, como cônjuge e filhos e assim eles têm acesso ao plano do titular. 

Quando falamos no Plano de Saúde Empresarial a empresa é a responsável pela contratação do plano e os funcionários são incluídos no momento que começaram a trabalhar formalmente na empresa e permanecem no plano até saírem da empresa e no caso dos planos de saúde por adesão, o contrato é entre a entidade e não a operadora, então os filiados tem a opção de estar nesse contrato o tempo que quiserem.