Pular para o conteúdo
Início » O que é melhor para se perder gordura: musculação ou corrida?

O que é melhor para se perder gordura: musculação ou corrida?

Sempre foi dito que a melhor maneira de perder gordura rapidamente é começar a correr. É um exercício aeróbico que acaba queimando as reservas de gordura que nosso corpo tem. Mas a intensidade de um exercício de peso na academia também é um bom método para perder gordura? O que é melhor para se perder gordura?

Para ajudar você a entender mais sobre o que é melhor para se perder gordura, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é melhor para se perder gordura?

Se o objetivo do nosso treinamento é queimar gordura, como poderemos queimar mais, correndo ou fazendo um treinamento com pesos na academia?

O que é melhor para se perder gordura
Fonte da imagem: Pixabay

O gasto calórico é sempre maior em uma sessão de exercícios aeróbicos. Claro, quero esclarecer que, em exercícios de musculação com o objetivo de aumentar a massa muscular, o metabolismo basal é aumentado. 

Deve ser lembrado que o metabolismo basal são as calorias que nosso corpo queima sem realizar nenhuma atividade física.

Portanto, se o seu objetivo é a perda de massa gorda, a combinação de exercícios de corrida e musculação acompanhados de nutrição adequada é a fórmula perfeita para perder peso.

Portanto, se combinarmos um treino de corrida com uma sessão de peso subsequente, estamos queimando ainda mais gordura ou eliminamos o fator que pode ter um no outro?

Sim, estamos queimando mais gordura quando o volume de treinamento é maior. No entanto, o treinamento não é eficiente, já que, se corrermos primeiro, queimaremos os depósitos de glicogênio que nos permitem treinar com maior intensidade. 

Ou seja, com maior peso, com o qual podemos alcançar o objetivo de aumentar a massa muscular. Com isso em mente, é melhor realizar cada exercício de forma independente.

No caso de, em uma sessão de treinamento, combinarmos parte da corrida com pesos, é mais benéfico realizar a parte muscular primeiro antes da parte da corrida.

Embora minha recomendação seja que, se você puder treinar vários dias por semana, é melhor não realizar a corrida e a parte muscular na mesma sessão. 

Se o nosso objetivo é perder peso, podemos realizar uma extensa sessão de corrida em ritmo aeróbico e sessões musculares nas quais a parte principal não exceda 45 minutos.

Como podemos queimar mais gordura, com uma corrida longa a um ritmo sustentado de cerca de 12-13 km ou fazendo treinamento hit, com mudanças de ritmo, percorrendo uma distância inferior a cerca de 7-8 quilômetros?

Mais gorduras são sempre queimadas a longo prazo a um ritmo sustentado, já que o consumo de gordura aumenta significativamente quando o tempo de treinamento é superior a 35 minutos. 

Como regra geral, nos primeiros 35 minutos, o corpo queima uma porcentagem maior de glicogênio e menor gordura.

E quando se trata de ganhar massa muscular, é sempre melhor fazer pesos do que correr?

Exatamente. Para ganhar massa muscular, devemos estimular nosso corpo com treinamento muscular. Com o treinamento de corrida, não são observados grandes aumentos na massa muscular.

Que tipo de exercícios de força (ou máquinas) nos ajudarão a perder gordura rapidamente?

Exercícios que combinam exercícios nos quais vários grandes grupos musculares estão envolvidos, com pausas curtas entre as séries (10 a 30 segundos) e realizando mais de 15 repetições.

O Crossfit é um bom método, ainda melhor do que correr, para perder gordura e tonificar nosso corpo mais rápido?

Crossfit e corrida são dois esportes em que o treinamento constante melhora a condição física. A metodologia Crossfit ajuda a ganhar massa muscular e perder peso. 

Em uma sessão de corrida, por outro lado, uma despesa calórica maior é gerada do que em uma sessão Crossfit. Podemos concluir que, ao gerar mais gasto calórico em uma sessão de corrida, mais peso é perdido e mais rapidamente. 

Embora não seja um tipo de atividade física em que uma alta porcentagem de força máxima esteja envolvida, ela não aumenta significativamente a massa muscular. Por outro lado, com o Crossfit é possível aumentar a massa muscular, uma vez que treina com altas porcentagens de força máxima.

Há outras formas de queimar gordura?

Hoje em dia, felizmente, existem vários tratamentos estéticos que podem ajudar quem deseja queimar gordura. 

O método emptiers é um bom exemplo disso. Ele tem como principal objetivo reduzir o volume da gordura localizada, fazendo com que você pareça melhor.

Contudo, é claro, nenhum desses tratamentos faz milagres. Depois é necessário manter uma vida ativa e uma alimentação saudável para que os resultados possam perdurar. 

Translate »