Pular para o conteúdo
Início » Qualidade de Vida: 6 Passos Para Você Melhorar a Sua

Qualidade de Vida: 6 Passos Para Você Melhorar a Sua

Qualidade de Vida

Melhorar a qualidade de vida é algo que grande parte das pessoas almeja, afinal de contas, os benefícios são inúmeros, desde mais disposição até redução no número de problemas e doenças.

Porém, devido à rotina estressante e pesada, e aos diversos compromissos e afazeres do dia a dia, muitas pessoas acabam tendo a saúde física e mental prejudicadas – o que, claro, afeta diretamente a qualidade de vida.

Por isso, se você não passar por essas situações e quer mudar a sua vida para melhor, confira os seis passos que separamos neste artigo!

Ao adotá-los em seu dia a dia, pode ter certeza que você terá muito mais qualidade de vida. 

Vamos lá?

6 passos para melhorar a sua qualidade de vida

Passo 1: Faça exercícios

Se você quer melhorar a sua qualidade de vida, ser sedentário definitivamente não é uma opção, afinal, levar uma vida desse jeito só irá te fazer mal.

Portanto, no seu dia a dia, faça exercícios, nem que seja durante quinze minutos por dia, mas faça.

Com o passar do tempo, você notará melhoras tanto em sua saúde física quanto em sua saúde mental.

E para que essa rotina de exercícios seja algo mais fácil e natural de ser estabelecido, opte por uma atividade que você goste, que você se sinta bem fazendo.

Por exemplo, tem pessoas que gostam de ir para a academia, já outras preferem caminhar ao ar livre, andar de bicicleta, nadar… a escolha é sua. Avalie o que funciona melhor para você.

Passo 2: Tenha uma alimentação equilibrada

Se tem uma coisa de suma importância para melhorar a qualidade de vida e que muitos brasileiros deixam a desejar é a alimentação.

Isso porque, devido a rotina de trabalho, compromissos e reuniões, muitos preferem comer um lanche rápido ou alguma besteira, e é claro que isso não faz nada bem para a saúde.

Portanto, se você quer ir na contramão dessas pessoas e assim melhorar os seus hábitos, tenha uma alimentação equilibrada.

E para isso, é importante que em seu dia a dia você monte “pratos coloridos” nas refeições, coma frutas, legumes, verduras, etc. e evite produtos industrializados como refrigerantes, bolachas, salgadinhos, biscoitos, nuggets, macarrão instantâneo, entre outros.

É claro que uma vez ou outra, não tem problema comer alguns desses itens, só não exagere.

O ideal é que você tenha um acompanhamento nutricional. Assim, um profissional da área da saúde poderá auxiliá-lo e fazer as melhores recomendações de alimentos para consumir (ou evitar).

Passo 3: Beba bastante água

Além de se alimentar de maneira equilibrada, é essencial que em seu dia a dia você ingira bastante água – pelo menos dois litros por dia.

Isso porque, a água é o líquido mais importante para a nossa saúde e, deixar ela de lado, é um erro grave para a sua saúde no geral.

Portanto, mantenha-se hidratado, beba bastante água todos os dias. E para isso, vale a pena manter sempre uma garrafinha ou um squeeze por perto.

Passo 4: Cuide do seu sono

Ao ir para a sua cama, você consegue, de fato, dormir e descansar? Ou você acorda com sono e meio debilitado?

Infelizmente, inúmeros brasileiros não conseguem ter um sono de qualidade e como consequência disso, diversos problemas em relação à saúde física e mental surgem.

Por isso, se você quer melhorar a sua qualidade de vida, cuide do seu sono. 

Ok, e como fazer isso?

Durma sempre no mesmo horário, faça algo relaxante antes de ir para a cama (como meditar, ler um livro ou tomar um banho quente) e evite ficar mexendo no celular, tablet ou notebook na hora de dormir.

Além disso, não faça refeições pesadas antes de ir para a cama e prepare o ambiente, isto é, deixe-o com uma iluminação mais moderada e o mínimo possível de sons e barulhos.

Colocando essas dicas em prática, a tendência é que a qualidade do seu sono já melhore bastante. 

Agora, se nada disso funcionar para você, talvez seja necessário procurar uma ajuda médica, como a de um clínico geral, de um neurologista ou até mesmo de um psiquiatra.

O ideal é que você durma, por noite, cerca de oito horas. Esse é o tempo que especialistas da saúde recomendam para adultos.

Passo 5: Dedique um tempo para o lazer

A vida definitivamente não é só trabalho. Você precisa encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Por isso, em seu dia a dia, dedique um tempo para o lazer, para fazer o que você gosta e para aproveitar com a família e ou mesmo praticar esporte ou passear com os amigos.

Passeie, brinque, cozinhe, dance, cante, jogue videogame, viaje, namore… enfim, faça atividades para descontrair e relaxar o corpo e a mente.

Pode ter certeza que isso terá um grande impacto na sua qualidade de vida.

Infelizmente, muitas pessoas ficam “presas” ao trabalho e como consequência disso, não conseguem aproveitar a vida fora dele, nem sequer conseguem investir em seus hobbies.

Portanto, se você não quer passar por isso, organize a sua rotina, de modo a ter um tempo para você e para quem você gosta.

Passo 6: faça exames e check-ups

Para ter mais qualidade de vida, é fundamental que você esteja com a saúde em dia. Portanto, não deixe de fazer exames e check-ups ao longo do ano.

Assim, você terá o acompanhamento de profissionais que poderão auxiliá-lo da melhor maneira possível em relação a sua saúde. 

E para que isso aconteça sem grandes transtornos e dores de cabeça, vale a pena investir em um bom plano de saúde.

Afinal, os planos de saúde garantem um atendimento mais rápido, uma maior facilidade para marcar e realizar exames, e mais uma série de benefícios.

Tenha em mente o seguinte: cuidar da saúde não é um gasto, mas sim um investimento.

Agora é com você, siga esses seis passos em sua rotina e prepare-se para uma melhora e viver bem, a sua qualidade de vida! Esperamos que este artigo tenha te ajudado.

Também preparamos um post completo sobre o que pode causar baixa libido e o que se pode fazer para reverter esse quadro.