Pular para o conteúdo
Início » Tenho Bruxismo? 5 sinais que você sofre dessa doença

Tenho Bruxismo? 5 sinais que você sofre dessa doença

Se você anda acordando com os músculos da sua mandíbula doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo, que é um ranger ou um forte apertar dos dentes.

O bruxismo trazer dor nos dentes e dependendo do caso, parte dos dentes são totalmente desgastados e podem até cair, além de poder acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, o hábito inconsciente pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula.

Confira também um artigo sobre: como cuidar dos dentes

Esse hábito muitas vezes as pessoas nem sentem que faz parte de sua rotina, elas não percebem que estão fazendo isso até que alguém comente que elas rangem o dente enquanto dormem ou durante uma consulta de rotina no dentista as pessoas descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte está rachado.

O que é bruxismo e quais os sintomas?

Dentro dos sinais está presente dor na face, na cabeça e até no pescoço e diante os sinais o dentista pode determinar se essas dores estão sendo causadas pelo bruxismo.

procedimento odontológico
Imagem: pixabay.com

Vamos falar sobre 5 sinais que, podem ser também as principais causas, que explicam se você sofre dessa doença:

  • Se você está sofrendo de ansiedade, em picos de estresse, raiva, frustração ou tensão, pode ser uma das causas.
  • Problemas no sono, como por exemplo: apneia do sono
  • Refluxo estomacal
  • Transtornos alimentares
  • Depressão

Esses fatores de risco aumentam o bruxismo e tornam o quadro muito mais sério, como por exemplo, a raiva e a frustação podem levar ao ranger dos dentes, o uso de substâncias estimulantes como a nicotina do cigarro, álcool, cafeína e drogas, também podem aumentar os sintomas do bruxismo.

O diagnóstico de bruxismo

Existe um exame que pode incluir ou descartar outros transtornos que possam estar por trás da dor na mandíbula, são eles:

  • Distúrbios dentários
  • Infecções no ouvido0
  • Problemas com a articulação temporomandibular (ATM)

O diagnóstico de bruxismo costuma ser feito por meio da observação clínica pelo dentista.

O tratamento dessa doença

Os principais objetivos do tratamento de bruxismo são reduzir a dor e prevenir os danos maiores, além de reduzir o máximo que puder do rangido. Além disso, o dentista pode sugerir formas de redução do estresse, como por exemplo com a prática de yoga, meditação, acupuntura e alguns tipos de massagens. Tudo isso vai de acordo com o perfil de cada paciente. Mas, além disso, um tratamento muito comum é o uso da placa para bruxismo que ajuda a reduzir o travamento. Existem várias dessas placas, alguns se encaixam nos dentes superiores, outras nos dentes inferiores. Elas são projetadas para manter a mandíbula em uma posição mais relaxada e se um tipo não funcionar, pode ser que outro sirva. O dentista te ajudará a escolher a melhor placa para o seu caso.

Esse transtorno não é perigoso, mas pode causar um dano permanente aos dentes, além da dor, que ninguém gosta de sentir, por isso é importante procurar um dentista e junto a ele escolher a melhor forma de tratamento, após identificar de onde está vindo a causa do problema.

Uma forma de prevenção que pode ser feita em casa é reduzir o estresse e gerenciar a ansiedade, além de dormir bem e aprender sempre técnicas de relaxamento.