AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: Saiba Como Escolher os Melhores Cabos

Com o advento das novas tecnologias e a constante evolução, a automação industrial necessita estar, frequentemente, em adaptação quando o assunto são as necessidades e demandas industriais.

Nesse sentido, é essencial que o maquinário e os equipamentos do setor industrial estejam em excelente funcionamento, tanto no que diz respeito à transmissão de sinais e dados quanto à transmissão de energia.

Diante disso, é evidente que para que haja qualquer tipo de transmissão de sinais, de dados e de energia, os quais abrangem cibersegurança, computação em nuvem e inteligência artificial como um todo, é indubitavelmente importante a escolha adequada dos cabos industriais.

E tão importante quanto essa escolha inicial é a manutenção de cabos industriais, algo que muitos profissionais acabam não levando em consideração!

Mas, afinal de contas, como escolher o cabo ideal para atender as suas necessidades?

Continue a leitura deste artigo e confira algumas informações relevantes que podem te ajudar nesse processo de escolha!

QUAIS OS FATORES DEVO OBSERVAR PARA ESCOLHER O MELHOR CABO PARA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL?

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: Melhores Cabos

1- RAIO DE CURVATURA

É importante levar em consideração o raio de curvatura dos cabos, haja vista a necessidade de flexão, de alongamento, de torções e de esmagamentos durante o processo de instalação ou de desinstalação.

Se o objetivo é curvar o cabo apenas uma vez, por exemplo, o raio de curvatura deve ser de, no mínimo, 10 vezes o diâmetro desse cabo. Caso o objetivo seja dobrar o cabo várias vezes, durante o processo de uma determinada operação, é necessário que o raio seja maior, no mínimo 20 vezes o diâmetro desse cabo.

2- DIÂMETRO EXTERNO

Existem especificações relacionadas ao diâmetro externo (dimensão da isolação e dimensão da cobertura), as quais devem ser consideradas durante o processo de escolha do cabo industrial.

3- PESO

Outro aspecto a ser observado, no momento da aquisição de cabos industriais, é o peso.

Afinal de contas, esse peso determina pontos importantes, como a facilidade no manuseio, isto é, menor peso significa maior facilidade de manuseamento, por exemplo.

4- RESISTÊNCIA

É interessante pesquisar acerca da resistência dos cabos industriais, uma vez que aspectos como torção e flexibilidade são imprescindíveis, sendo baseado no objetivo/uso final daquele cabo no setor industrial.

5- TEMPO DE VIDA

Obviamente, você deve escolher o cabo que apresenta um tempo de vida maior, afinal de contas, você não vai querer problemas futuros os quais podem prejudicar a constância da produção industrial, não é mesmo?

Máquina parada é prejuízo na área industrial! Portanto, se você deseja qualidade do produto somado ao tempo de vida, procure bons fornecedores que atendam prontamente a sua demanda.

Lembre-se, também, de que a manutenção de cabos industriais é inquestionavelmente essencial para garantir o processo de produção.

6- TIPOS DE CABOS

Os principais tipos de cabos industriais são:

  • cabos de uso fixo
  • cabos de uso móvel
  • cabos para sensores
  • cabos para indústria 4.0

O QUE DEVO LEVAR EM CONSIDERAÇÃO AO ESCOLHER O MELHOR FORNECEDOR DE CABOS?

Em primeiro lugar, você deve pesquisar pelo fornecedor que oferece os melhores cabos e fios do mercado de cabos industriais. Mas, não é somente isso que importa!

É fundamental escolher aquele fornecedor que esteja alinhado as necessidades da sua indústria (tempo de entrega, valores, qualidade, formas de pagamento, suporte técnico, entre outros).

O relacionamento com o fornecedor deve ser, acima de tudo, de muita confiança!

Existem fornecedores como a Ballast, onde você encontra todos os tipos de cabos industriais para sua indústria e com todos os aspectos supracitados acima!

CONCLUSÃO

Agora que você já está por dentro das informações mais importantes sobre cabos industriais, está na hora de fazer a sua escolha.

E atente-se aos pontos citados:

  1. raio de curvatura
  2. diâmetro
  3. peso
  4. resistência
  5. tempo de vida

Se você gostou deste artigo, compartilhe agora mesmo.

Até a próxima.

123 Notícias

Outros artigos