5 formas de comprar online com segurança

Efetuar compras por meio do seu desktop ou até mesmo através do seu smartphone e recebê-las no conforto da sua casa é muito conveniente. Entretanto, essa conveniência tem um preço, e como a maioria das coisas relacionadas à internet, esse preço é a privacidade e a segurança das suas informações. Por isso, é essencial que o consumidor conheça algumas das 5 formas de comprar online com segurança.

Ao comprar uma roupa online, você pode, sem saber, estar possibilitando que hackers ou ladrões digitais roubem suas informações de cartão de crédito ou outros dados pessoais.

Por conta disso, entender e aprender como fazer compras online com segurança é fundamental.

Este artigo busca demonstrar as diferentes formas de manter seus dados protegidos enquanto realiza a compra online.

5 formas de comprar online com segurança

Compras com segurança
Imagem: pexels.com

Os riscos são maiores, mas é possível tomar uma série de cuidados para que a operação não se torne uma dor de cabeça.

Por isso, veja abaixo as 5 formas de comprar online com segurança.

1- Evite comprar através de redes Wi-Fi abertas

Pode ser tentador realizar uma compra rápida pela internet. Entretanto, se estiver utilizando o Wi-Fi público, você pode acabar comprometendo seus dados e informações financeiras.

Os consumidores nunca devem usar Wi-Fi público ao fazer pagamentos ou acessar informações confidenciais.

O Wi-Fi público é frequentemente vulnerável a malwares ou ataques de “intermediário”, com baixa segurança e redes não criptografadas.

O recomendado é somente realizar a compra online quando estiver conectado a rede Wi-Fi da sua residência ou trabalho. Se for fazer um pedido fora desses ambientes, habilite os dados móveis do seu plano para efetuar a compra online com segurança.

2 – Compre em sites confiáveis

Se você já encontrou um site que não te passou segurança, confie nos seus instintos. Existem muitos sites criados com a única intenção de enganar e se aproveitar dos consumidores.

Procure sempre os seguintes sinais para saber se você está comprando online com segurança:

  • Cadeado: verifique se existe um cadeado na barra de endereço antes da url do site;
  • Endereço do site: deve sempre começar com https://. Sendo, que o significado do ‘s’ é seguro;
  • Certificado válido: ao clicar no cadeado, as informações do certificado do site poderão ser observadas.

Entretanto, o consumidor deve ficar atento, já que os passos acima são meios de verificar a segurança do site, não a honestidade do vendedor.

3 – Use meios de pagamentos seguros

O uso do cartão de crédito é a maneira mais segura de realizar compras online. Visto que, este meio de pagamento não dá ao vendedor acesso direto ao dinheiro da conta bancária do consumidor.

Isso significa que o comprador não perderá dinheiro, caso um bandido utilize dessas informações para realizar uma compra. A administradora do cartão de crédito investigará a atividade fraudulenta e emitirá um novo cartão para o consumidor.

O consumidor também pode fazer uso de cartões de crédito em formato virtual, que é emitido pelo aplicativo do banco emissor do cartão. Por exemplo, o cartão Bradesco Neo, do Banco Inter e do roxinho do Nubank.

4 – Use canais de comunicação confiáveis

Ao utilizar a plataforma do Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza ou outro e-commerce, na realização da sua compra, é importante não se comunicar ou fazer transações fora dos canais oficiais dessas plataformas.

comprar online com segurança
Imagem: pixabay.com

Inclusive, as plataformas reforçam sempre que esta é uma das formas de comprar online com segurança, já que elas têm procedimentos para inibir fraudes.

Logo, se você pagar por um produto, usando um método de pagamento diferente do disponibilizado, a plataforma não será capaz de mediar a transação. Nesse caso, será difícil conseguir o reembolso do seu dinheiro.

Desconfie se alguém pedir para você fazer pagamentos fora da plataforma, visto que, isso pode ser um sinal de golpe. 

Os golpistas usam truques diferentes, como pedir pagamento por meio de cartões-presente. Se você estiver lidando com um vendedor que insiste para que realize o pagamento fora dos canais oficiais, não finalize a compra e denuncie ele.

5 – Atualize os aplicativos do seu smartphone

Atualmente, muitos e-commerces possuem aplicativos para simplificar o processo de compras online dos seus clientes. Além disso, para atrair novos compradores, oferecem descontos no app, através de cupons.

Muitos aplicativos também oferecem a opção de salvar as informações do cartão de crédito, dessa forma, você não precisa inserir os números a cada compra. Por mais conveniente que seja, seus dados ficam expostos.

Ninguém quer ter seu bom cartão de crédito e informações bancárias expostas, então é bom ficar bastante atento quanto a isso.

Por esse motivo, é importante manter seus aplicativos atualizados. Hackers se aproveitam de bugs e vulnerabilidades no software do app, caso o comprador não tenha hábito de atualizar rotineiramente.

Dessa forma, é necessário que o comprador fique de olho em todas as notificações solicitando a atualização dos seus aplicativos e preste atenção nos aplicativos que armazenam suas informações pessoais.

123 Notícias

Outros artigos