Comida da Tailândia: 12 Pratos típicos

Você é apaixonado por comida da Tailândia, ou é o tipo de pessoa que adora experimentar comidas de culturas diferentes? Então, confira esse post, pois ele é um excelente guia de comidas tailandesas que você precisa experimentar!

A culinária tailandesa é muito conhecida por conta dos seus aromas intensos, e sabores picantes e fortes.

Essas características marcantes fizeram com que a comida tailandesa ganhasse fama no mundo todo. Por isso, é possível encontrar restaurantes tailandeses em praticamente todas as cidades.

Altamente diversificada, é até difícil montar uma lista com apenas 12 pratos típicos tailandeses.

Além disso, a combinação da carga cultural da China, Índia e Tailândia, e dos diferentes sabores que se misturam nos pratos, garantem que você não se decepcione com essa culinária fantástica.

Veja também: O que não pode faltar em um Planejamento de Viagem

Então, você pode conferir abaixo, 12 das melhores comidas Tailândia, e que vale muito à pena provar!

Comida da Tailândia – 12 pratos típicos

Confira abaixo 12 práticos típicos da culinária Tailandesa para você experimentar na primeira oportunidade:

1 – Gaeng Matsaman

O Gaeng Matsaman é uma comida da Tailândia, e que leva um ingrediente que muitos brasileiros ou adoram, ou odeiam: o curry.

É fato que, nos pratos tailandeses, o gosto do curry, muitas vezes, passa despercebido por conta da mistura com os demais temperos, que costumam ser bem fortes!

Mas, no caso do Gaeng Matsaman, ele leva curry, mas de uma forma mais adocicada, pois o prato também possui outros ingredientes, como noz-moscada e canela, também muito utilizados como temperos em pratos salgados na Tailândia.

O prato vem acompanhado com batatas e possui a picância marcante da comida tailandesa. Por isso, é a opção ideal para quem quer começar a mergulhar no mundo dessa culinária!

2 – Tom Kha Gai

As sopas são pratos característicos da cultura tailandesa, existindo uma grande diversidade delas!

No caso do prato Tom Kha Gai, essa sopa possui a sua base de frango com leite de coco, acompanhado com tomates, cogumelos, lima kaffir, galangal, pimenta, molho de peixe, suco de limão, folhas de limão e capim-limão.

Portanto, você já pode imaginar a mistura de sabores nesse prato, né?! Essa é uma das sopas tradicionais da Tailândia. Aliás, é muito aromática, com caldo cremoso e um toque azedo bem leve. 

Comida da Tailândia
Fonte imagem: Pixabay

3 – Guay Jub

Essa é outra sopa muito famosa da culinária Tailândia. Feita à base de noodles de arroz, tofu, ovos, miúdos e intestino de porco. Aliás, pelos alimentos que a compõem, já fica claro a grande influência da cultura chinesa nesse prato.

Podemos encontrá-la em duas versões, sendo uma mais clara e com gosto mais suave; e uma escura, que possui mais especiarias.

Contudo, em alguns restaurantes, você pode encontrar opções sem alguns ingredientes originais, como os miúdos ou o intestino de porco.

4 – Som Tam

Para os amantes de salada, esse prato é perfeito! O Som Tam é uma salada tailandesa feita com mamão papaia verde, originário de Laos e no nordeste do país.

Ela possui tudo de bom em uma salada: é crocante, fresco, tem uma pitada doce, o azedo e o picante, formando um prato cheio de sabores diferentes, que criam quase que uma experiência na boca.

O molho é feito com molho de peixe, pimenta, alho, limão, açúcar de palma e tomate. E, na textura, você pode encontrar vagem crua, camarão e amendoim.

Com o tempo, ela acabou se tornando a salada mais comum do país todo, por conta da sua mistura de temperos, e molhos que agradam muito ao paladar.

Som Tam - Comida Tailândia
Fonte imagrm: Pixabay 

5 – Gai Yang

Esse prato é muito semelhante a vários pratos brasileiros. O Gai Yang possui, como elemento principal, o frango marinado e grelhado.

A regra é: a pele deve estar sempre crocante, a carne muito suculenta e os molhos prontos para acompanhar! Para acompanhar o frango, o ideal é pedir a salada de mamão verde que comentamos acima, a Som Tam, e uma porção de sticky rice.

6 – Hoi Tod

Você gosta de omeletes? Então, veja esse aqui: o Hoi Tod é uma omelete feito de ostras super crocantes, e com preço muito acessível.

Esse prato é uma das principais opções de comida de rua na Tailândia, que possui a sua origem e essência, na China. Mas se tornou muito popular nas ruas de Bangkok.

É um prato crocante, por conta da farinha de arroz que se coloca na massa da omelete. Além disso, você ainda pode encontrar versões feitas com mexilhões.

7 – Pad Kra Pao

O prato Pad Kra Pao nada mais é, do que um refogado de carne (na maioria das vezes, de frango ou de porco), temperado com manjericão tailandês.

Também conhecido como thai holy basil, uma porção de arroz e um ovo frito, tudo que os brasileiros costumam adorar em um prato, mas com o toque tailandês nos temperos. É uma opção bem rápida, gostosa e que garante sustância!

8 – Kaeng Som

Se você adora pratos que puxam mais para o lado do azedo, então, você vai adorar conhecer o Kaeng Som! Esse prato também é conhecido como Sou Curry, e é bem comum no sul do país, onde o azedo grande a alegria das pessoas que gostam.

O Kaeng Som é uma sopa quente, feita com peixe, pasta de camarão e tamarindo fresco, sendo que alguns locais gostam de adicionar cúrcuma. Além disso, para diferenciar, chamam o prato de Kaeng Lueang, ou Curry Amarelo Azedo.

9 – Khao Kha Moo

Outra opção de comida da Tailândia e famosa Khao Kha Mooo. Outra opção muito tradicional na Tailândia e famosa nas ruas da cidade de Chiang Mai, o Khao Kha Moo, ou Pork Leg with Rice, é composto por arroz, carne de porco e ovo.

No entanto, utiliza-se a perna do porco, que é braseada em um caldo adocicado e temperado com especiarias.

10 – Jok

O prato Jok é uma espécie de mingau de arroz que, geralmente, é muito consumido como café da manhã em Bangkok.

Aliás, o sucesso deste prato está no sabor delicioso do caldo, que possui carne de porco quase desmanchando, coentro, cebolinha, gengibre, alho e limão.

11 – Kuay Teow Neua

Outra sopa é uma comida da Tailândia muito gostosa é a Kuay Teow Neua (Beef Noodle Soup), um dos únicos pratos que levam a carne bovina como elemento principal na culinária tailandesa.

É uma sopa de noodles com carne e um caldo, que é o grande segredo de todo o prato: ele cozinha, de forma bem lenta, pedaços de carne bovina, até que eles fiquem desmanchando.

Dessa forma, concentra-se todo o sabor da carne e dos temperos utilizados no processo!

Kuay Teow Neua Comida Tailandesa
Photo by Unsplash

12 – Pla Plao

Por fim, esse prato não pode ficar fora da sua lista! O Pla Plao leva um peixe recheado, e coberto com sal grosso. O recheio dele leva capim limão e, para finalizar, ele é grelhado na brasa!

Olhando pela primeira vez, você pode achar que a aparência é seca demais, mas o interior é completamente diferente!

Assim que cortar, você verá uma carne muito suculenta e molhadinha. Para acompanhar, recomenda-se escolher um noodle fresco, folhas e um molhinho.

123 Notícias

Outros artigos