O Que Não Pode Faltar em um Planejamento de Viagem?

O planejamento de viagem é uma etapa fundamental para que o seu passeio ou a sua aventura seja a mais organizada e proveitosa possível.

Porém, para muitas pessoas, principalmente para os viajantes de primeira viagem, isso pode não ser uma tarefa fácil.

Pensando nisso, nós separamos no artigo de hoje o que não pode faltar em seu planejamento de viagem.

Assim, você saberá quais são os itens mais importantes que você deve considerar em seu planejamento! Vamos lá?

Planejamento de viagem: o que não pode faltar?

Planejamento de Viagem

Pesquisas

Geralmente, quando escolhemos um destino de viagem, nós já temos um certo conhecimento a respeito do local, a respeito de onde queremos ir e o que fazer, não é verdade?

Porém, não se limite a isso. Faça pesquisas na internet e mergulhe no destino antes de você viajar.

É bem provável que, ao fazer pesquisas, você encontre diversas outras coisas interessantes e que podem tornar a sua viagem ainda mais divertida e especial.

Portanto, em seu planejamento de viagem, não deixe de pesquisar bastante sobre o destino, ok?

Finanças

Toda viagem, seja ela nacional ou internacional, exige um bom planejamento financeiro, afinal, existem uma série de gastos envolvidos.

Por isso, organize-se financeiramente para fazer uma viagem que caiba no seu bolso e que não estoure o seu orçamento.

Documentação

Fazer uma viagem, principalmente para fora do país, requer alguns documentos, por exemplo, você pode precisar de um passaporte, de um visto, de um certificado internacional de vacinação…

Por isso, em seu planejamento de viagem, é fundamental que você se informe sobre os documentos necessários e claro, que os emita para não ter problemas depois.

E mesmo que você faça uma viagem nacional ou de carro, por exemplo, você precisa ter sempre em mãos os documentos necessários, ainda mais se crianças estiverem indo com você.

Reservas

Quando falamos em hospedagem, é de suma importância que você faça uma reserva (com uma certa antecedência), para ter a garantia de que terá um lugar para ficar enquanto estiver no destino.

Além disso, existem outras reservas que também são importantes, pois garantem mais segurança e tranquilidade para a sua viagem.

Por exemplo, se você pretende ir a um restaurante bastante concorrido, talvez seja interessante reservar uma mesa com antecedência.

Ou ainda, se você quer muito visitar uma atração ou ponto turístico, vale a pena reservar um bilhete ou ingresso antes. Já pensou chegar no destino e descobrir apenas lá que eles estão esgotados?

E mais, se você pretende fazer uma viagem de avião e no dia da viagem optar por ir com seu carro até o aeroporto, é importante que antes você reserve uma vaga em algum estacionamento.

Então, por exemplo, se você é de São Paulo, busque na internet um estacionamento aeroporto Guarulhos para deixar o seu veículo. Você não vai querer deixá-lo na rua, não é mesmo?

Seguro viagem

Mesmo que o seu planejamento de viagem seja feito da melhor forma possível, problemas e imprevistos podem acontecer.

Por isso, para você não “ficar não mão” e ter dor de cabeça depois, é importante que você contrate um bom seguro viagem.

Dessa forma, em caso de uma adversidade, você terá a cobertura do seguro e evitará “perrengues” ou até mesmo prejuízos financeiros.

Só para você ter uma ideia, os custos com um simples atendimento médico nos Estados Unidos e na Europa podem ser bem elevados, em dólar e em euro respectivamente.

Então, se você ou quem estiver com você precisar desse tipo de atendimento, será necessário tirar do seu próprio bolso, caso você não tenha um seguro que cubra isso.

Roteiro

Você quer aproveitar ao máximo a sua viagem, não é? Então, para isso, é fundamental que você monte um belo roteiro.

Dessa forma, você saberá onde tem que ir, como tem que ir e quando tem que ir, tornando a sua viagem muito mais organizada e proveitosa.

Apenas tenha cuidado para não exagerar. Se você colocar muitas atividades por dia, você pode não dar conta e assim acabará se frustrando.

Por isso, seja realista e, principalmente, estratégico na hora de montar o seu roteiro. Por exemplo, muitos lugares ficam próximos, então você pode aproveitá-los no mesmo dia, alguns de manhã e outros à tarde e à noite.

Inclusive, ao fazer isso, você consegue uma boa economia de tempo e de gastos com deslocamentos.

Bagagem

Por fim, mas não menos importante, precisamos falar sobre a bagagem. Isso porque, montá-la é um verdadeiro desafio para muitas pessoas.

Porém, para não errar, siga a dica do tópico anterior: seja realista e estratégico e, além disso, quando a data da viagem estiver próxima, veja na internet como estará o clima do destino.

Assim, você poderá escolher roupas, acessórios e peças que correspondam ao clima.

E, ao fazer isso, você será mais assertivo, evitará itens desnecessários e ainda deixará a bagagem mais leve e com mais espaço – bom para as comprinhas, não é mesmo?

Portanto, se você quer aproveitar ao máximo a sua viagem, siga as dicas que apresentamos neste artigo! Até a próxima!

123 Notícias

Outros artigos