Conheça as principais atrações do centro oeste do Brasil

O Brasil é um país extremamente rico culturalmente e, por isso mesmo, fica difícil conhecer todas as suas belezas e atrações turísticas. Cada canto, ou região, oferece tradições e hábitos muitas vezes desconhecidos pela maioria das pessoas.

O fato é que não é preciso sair do país para visitar serras, montanhas, cânions, praias, florestas, tudo isso é possível encontrar aqui mesmo.

É importante ter em mente que cada região possui suas características próprias e diferenciadas das demais, assim como, atrações, culturas, hábitos. 

Muita gente não sabe que é possível visitar lugares históricos, museus interessantes, paisagens belíssimas e ter acesso a diferentes aventuras e  entretenimento sem sair do Brasil, o que nesses tempos de crise acaba representando uma enorme economia nas suas viagens de férias.

E na região centro-oeste do país você pode encontrar todo tipo de atrativo, ou seja,  conhecer Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal pode ser uma ótima opção para suas férias com a família, ou a viagem ideal para casais, amigos… enfim, para quem gosta de aventura.

E, aí, quer conhecer os melhores destinos do centro-oeste do Brasil? Então, aperte o cinto e, confira!

Bonito – Mato Grosso do Sul

Obrigatório para amantes da natureza, Bonito recebeu, em 2013, o prêmio de melhor destino de turismo responsável, encantando a todos com seus rios de águas transparentes, grutas e cachoeiras, possibilitando nadar lado a lado com a vida marinha local. Além dos mergulhos em rios e cachoeiras, é possível fazer arvorismo, stand up paddle, navegar em caiaques infláveis, e ainda praticar rapel nas cachoeiras. 

Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

Porta de entrada do Parque Nacional, da Chapada dos Guimarães, é um município situado no interior do Mato Grosso, a cerca de 70 km de Cuiabá , combinando cerrado, grutas, cavernas, cachoeiras e cânions.

As muitas trilhas podem ser feitas a pé ou de bicicleta, levando a mirantes em que é possível observar a planície pantaneira e a cidade de Cuiabá. Elas também levam à grande atração local, que é a cachoeira Véu da Noiva, uma queda de 86 metros. 

Embora não seja possível tomar banho em seus poços de água cristalina, a paisagem, com certeza, vale a visita. 

As trilhas ecológicas levam os turistas até paredões, grutas e cavernas, com destaque para a Gruta da Lagoa Azul, um lago natural que ganha tons azulados quando é iluminado pelo sol.

Formosa – Goiás

Um dos destinos imperdíveis para ecoturistas, Formosa abriga uma das maiores quedas d’água do Centro-oeste: o Salto do Itiquira, com 169 metros de altura, no Parque Municipal. O acesso é feito por uma trilha rápida. No entanto, para chegar ao mirante e poder observar a queda, é preciso caminhar por cerca de duas horas em uma subida difícil.

E para quem gosta de cavernas, Formosa também promete agradar, com o Buraco das Araras, uma caverna no meio da paisagem do cerrado. O lugar tem uma floresta densa e um rio subterrâneo, além de apresentar formação de estalactites e estalagmites. Com certeza, uma viagem que promete agradar quem é amante da natureza.

Chapada Imperial – Distrito Federal

Considerada um santuário ecológico do Distrito Federal, a Chapada Imperial é preservada desde 1985, e oferece muitas trilhas e contato com mais de 30 cachoeiras e o bioma do cerrado.

Matas mesofíticas, campo cerrado, campo úmido, brejo e vários outros ecossistemas, tudo isso localizado em uma Área de Proteção Ambiental de Cafuringa, com cerca de 4800 hectares.

Vale saber que na Chapada Imperial habitam inúmeras espécies de animais,   muitos ameaçados de extinção, como a onça, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e o lobo-guará. 

Mas a viagem oferece também, além de suas conhecidas trilhas, cachoeiras, arvorismo, tirolesa, redários e piscinas naturais.

Por tudo que oferece, a viagem é ideal para quem aprecia as maravilhas da vida selvagem.

Brasília – Distrito Federal

Atrações: Itamaraty - Brasília- DF
Fonte da imagem: pixabay.com

Essa cidade, totalmente planejada, apresenta uma estrutura arquitetônica admirável, com muitas construções futuristas e grandes avenidas.

Brasília é um marco histórico brasileiro, na verdade, desde 1987, é um Patrimônio Histórico, atraindo turistas do mundo todo.

Não dá para visitar Brasília sem conhecer o Memorial JK, com a curiosa exposição de fotos contando a história da construção da capital. 

O Museu Nacional Honestino Guimarães também vale uma visita, já que é mais uma das obras de arte de Oscar Niemeyer, arquiteto que projetou a cidade, e oferece exposições muito interessantes. Certamente, é uma viagem obrigatória para quem ama arquitetura e história.

Por ser pródigo em riquezas naturais, diversidade cultural e lugares paradisíacos, o Brasil é um país que vale a pena conhecer, com cada região oferecendo suas curiosidades e todas elas ainda nos brindando com seu povo acolhedor.

123 Notícias

Outros artigos