Turismo em Goiás: conheça Caldas Novas e o Parque Estadual da Serra

Deseja fazer turismo em Goiás é conhecer belos lugares? Então, confira nossas dicas e conheça lugares fascinantes como Caldas Novas e o Parque Estadual da Serra.

Quer conhecer um lugar belíssimo e ainda pouco visitado por turistas? Mas antes disso, saiba mais sob esses locais e confira as belezas desse parque e o porquê ele é uma atração e tanto!

O Brasil é internacionalmente reconhecido por seu grande potencial turístico, já que abriga em seu território biomas e paisagens belíssimas, bastante variadas entre si — desde ilhas e praias paradisíacas até florestas, cerrado, caatinga, regiões de serras e chapadas, entre outros.

Turismo em Goiás

Turismo em Goiás
Imagem: pexels

O Centro-Oeste é uma região privilegiada em belezas naturais, algumas bem famosas, como o Pantanal, a Chapada dos Veadeiros e o município de Bonito. Mas, existem outros lugares belíssimos ainda pouco explorados pelos turistas nacionais e estrangeiros.

Um deles é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, situado no interior de Goiás. Se você ainda não conhece esse lugar, confira o porquê ele precisa ser o destino das suas próximas férias!

O que é?

Mirantes, cachoeiras, serras, quedas d’água, trilha e uma biodiversidade incrível de fauna e flora. Essas são algumas razões para te fazer conhecer o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. Se você adora fazer ecoturismo, esse é o local perfeito para a sua próxima viagem!

Esse parque se localiza nas proximidades das cidades de Caldas Novas e de Rio Quente, criado para proteger as fontes de água e a vegetação local da região. Além disso, ele está a 5 km do centro de Caldas Novas e a 174 km de Goiânia.

A Serra de Caldas Novas é uma cratera de um vulcão extinto que originou as águas quentes da região há cerca de 600 milhões de anos. Do alto desta serra, a mais de mil metros de altitude, é possível avistar as cidades de Rio Quente e Caldas Novas.

Trilhas

Existem basicamente duas trilhas neste parque que levam para as cachoeiras da Cascatinha e do Paredão. A trilha para a primeira é tranquila, de intensidade leve e com um percurso de apenas 600 metros.

Além disso, essa cachoeira possui um poço com profundidade média de 1,8 metros e 4 metros de altura, formando uma linda cortina d’água sobre as pedras.

Já a segunda possui uma trilha mais extensa (1,1 km) e de intensidade intermediária. Nela existem cerca de 240 degraus bem altos, feitos de pedra, o que a torna menos fácil do que a primeira. Contudo, o esforço vale muito a pena: não deixe de parar no mirante desta trilha e admirar a vista impressionante. 

O poço dessa cachoeira possui seis metros de profundidade e águas cristalinas realmente impressionantes. Como está situada bem no final da trilha e circundada por muitas árvores, o local é marcado por bastante sombra, o que também deixa a água um pouco mais gelada do que a cachoeira da Cascatinha.

É possível visitar as duas em um único dia, sendo pelo menos três horas precisas para percorrer a trilha até ambas e curtir a natureza. Além disso, as trilhas também dão acesso a mirantes que permitem uma vista deslumbrante do local.

Quem gosta de tomar um bom banho de cachoeira, saiba que a melhor época para visitar essa Serra de Caldas é entre abril e agosto — quando as chuvas são menos comuns e a temperatura não está tão alta.

O ingresso para visitar esse parque custa, em média, R$ 10, mas também dá direito de visitar um museu com exposições de animais empalhados típicos da região. 

Informações

Uma informação relevante é que o parque tem entrada permitida até às 15h, para que os visitantes tenham tempo de visitar as atrações locais. As trilhas são bem sinalizadas, permite aos visitantes circularem por elas sem a necessidade de guias turísticos.

Também é importante saber que, no parque, não existem restaurantes, comércios nem lanchonetes. Por isso, lembre-se de levar uma garrafa de água e algumas comidas rápidas (como frutas e barras de cereal) para não sentir tanta fome durante o passeio.

Confira também o que fazer no Rio Grande do Sul?

Faça turismo em Goiás, mas programe-se antes e quem vai visitar esse lugar encantador tem que ter em mente onde são os melhores locais para fazer turismo.

123 Notícias

Outros artigos

Ferramentas Gratuitas para SEO

Conheça 6 ferramentas de gratuitas de SEO para otimizar o ranqueamento do seu site no Google. Com isso, você poderá obter tráfego orgânico e aumentar a receita de s...

Ler artigo