Pular para o conteúdo
Início » Viagem Internacional: Como Escolher Seu Próximo Destino

Viagem Internacional: Como Escolher Seu Próximo Destino

Como Escolher o Próximo Destino de viagem

Devido ao novo coronavírus (Covid-19), fazer uma viagem internacional tornou-se uma atividade pouco segura e bastante arriscada.

Entretanto, com o avanço da vacinação em grande parte dos países, o retorno desta atividade tão cobiçada por inúmeras pessoas está cada vez mais próximo.

Sendo assim, levando em conta este contexto, nós separamos no artigo de hoje algumas dicas e informações relevantes para ajudar você a escolher o seu próximo destino de viagem internacional!

Vamos lá?

Como escolher seu próximo destino de viagem internacional

Viagem Internacional

Objetivo da viagem

Primeiro de tudo: qual é o seu objetivo com a viagem internacional? É curtir férias em família? Aproveitar um destino romântico com seu cônjuge? Se aventurar e praticar esportes radicais? Fazer uma imersão cultural? Ou outro?

Tendo isso bem definido e alinhado, será bem mais fácil escolher um destino e planejar a viagem como um todo.

Orçamento

Uma viagem internacional, seja para a Europa, América, Ásia ou qualquer outro continente, envolve uma série de gastos.

Afinal, você precisa comprar as passagens aéreas, precisa reservar a hospedagem, precisa calcular quanto gastará com alimentação, transporte, passeios, etc.

Então, após definir o objetivo da sua viagem, é hora de estabelecer o orçamento necessário para você poder aproveitar o destino e não ter problemas financeiros depois.

E para fazer isso de maneira eficiente, vale a pena montar uma planilha ou baixar algum modelo pronto na internet, para você poder colocar todos os valores e ter uma visão mais clara da quantia necessária para a viagem.

Não economize informações. Quanto mais detalhada for a sua planilha, melhor será para você se organizar e se planejar.

E já que estamos falando sobre dinheiro, vamos para a próxima dica que também está relacionada a este assunto…

Câmbio

Ao fazer uma viagem para o exterior, você precisará de alguma moeda estrangeira, como a libra, o euro e o dólar, afinal, sem ela, você não conseguirá fazer compras e pagamentos no destino.

Por isso, com antecedência, acompanhe o câmbio referente a moeda utilizada no destino que você irá e, aos poucos, vá comprando-a.

Evite comprar a moeda estrangeira de uma só vez, pois assim você perde boas oportunidades de fazer o seu dinheiro render mais.

E sabe por quê? Porque o câmbio varia. Hoje ele pode estar cotado a um determinado valor. Daqui a alguns dias ou daqui a uma semana, por exemplo, ele pode estar com outro valor – mais interessante, mais atrativo.

Então, para conseguir um bom preço médio pela moeda, compre-a de maneira fracionada, aproveitando as baixas da moeda.

Apenas para exemplificar, vamos supor que a moeda utilizada no destino que você irá esteja cotada hoje a R$5,47. Se quiser, você pode comprá-la de uma só vez, claro.

Porém, e se daqui a alguns dias o valor cai para R$5,32? É uma mudança aparentemente pequena, de centavos, mas que já faz uma boa diferença na quantia final.

Portanto, seja estratégico ao comprar a moeda estrangeira e utilize a antecedência a seu favor.

E para comprar a moeda estrangeira, você pode buscar o serviço de uma casa de câmbio ou entrar em contato com o seu banco. Sempre procure empresas que sejam autorizadas pelo Banco Central.

Além disso, dê preferência a pelo menos duas formas de pagamento. Então, por exemplo, leve o dinheiro em espécie mais um cartão pré-pago internacional. Nunca dependa de apenas um meio para realizar pagamentos.

Passaporte, visto e vacinas

Para poder entrar na maioria dos países no exterior, você precisará de um passaporte válido. Por isso, verifique se há essa necessidade para o destino que você irá.

E caso seja necessário, emita-o o quanto antes. Não deixe para última hora.

Além disso, em alguns destinos, é necessário apresentar um visto válido. Então, informe-se sobre isso também e, novamente, se necessário, emita-o com antecedência.

E, por fim, veja a necessidade de vacinação, ainda mais agora por conta da Covid-19.

Se o destino que você quer ir exige uma ou mais vacinas dos viajantes, você precisa tomá-las.

Situação da Covid-19 no destino

Antes de “bater o martelo” em relação à escolha do destino, faça pesquisas e informe-se ao máximo sobre a situação da Covid-19 no país.

Isso porque, a sua viagem internacional, além de ser proveitosa, divertida e relaxante, precisa ser segura.

Então, viaje para um destino que não coloque você (e quem mais for com você) em risco.

Apesar de a situação estar melhor e mais controlada em diversos destinos no exterior, ainda há muitos países onde a pandemia ainda está presente.

Dicas finais

Além das dicas que apresentamos até o momento, existem algumas outras que são básicas, mas extremamente importantes para a sua viagem internacional. São elas:

  • Pesquisar bastante sobre o destino;
  • Contratar um seguro viagem;
  • Montar um bom roteiro;
  • Fazer as malas de maneira estratégica, sem exageros;
  • Ter cuidado na hora de usar o dinheiro em espécie no exterior;
  • Preparar-se para os trâmites no aeroporto;
  • E claro, aproveitar ao máximo o destino!

Com essas dicas, a sua viagem internacional será muito mais organizada, proveitosa e, principalmente, segura. Vale também pesquisar bastante, pois existem pontos turísticos famosos e fascinantes que realmente valem a pena conhecer.