Pular para o conteúdo
Início » Calos nos pés: dicas para pele delicada dos pés 

Calos nos pés: dicas para pele delicada dos pés 

A formação de calos nos pés é um processo completamente natural que a pele usa para se proteger do estresse externo. Nesse processo, as células excitadas (queratina) são removidas das camadas mais profundas da pele. Assim, elas migram para a superfície da pele. Lá, então, forma uma camada sólida na epiderme.

No entanto, o aumento da exposição pode levar à formação excessiva de calos. Os seguintes fatores, entre outros, podem ser a causa:

  • Fricção e pressão de sapatos femininos inadequados e desconfortáveis ​​ou usar sapatos sem meias
  • Andar por muito tempo com sapatos de salto alto, o que leva principalmente a calos na planta do pé
  • Longa caminhada ou em pé
  • Aumento da pressão nas pernas devido ao excesso de peso
  • Desalinhamento ou deformidade dos pés, de modo que algumas áreas da pele ficam excessivamente estressadas
  • Doenças de pele como psoríase ou neurodermatite
  • Pé de atleta
Como Fazer Esfoliação da Pele Corporal
Imagem: pixabay

O forte espessamento da pele pode não apenas restringir sua liberdade de movimento, mas também causar dor. Se não for tratada e ele não encolher, o calo também pode “explodir” e causar rachaduras, ou seja, rupturas na pele. Um tipo de tipo de calos nos pés que incomoda muito.

Eles geralmente se formam nos calcanhares. Problema: Patógenos podem penetrar nas rachaduras, causando inflamação da pele. O calo precisa de tratamento adequado.

O que ajuda contra os calos nos pés? Remédios caseiros! 

Afinal, como tratar calos nos pés? Desde que o calo não tenha aberto, não cause dor e você não sofra de doença de pele, muitas vezes ela pode ser removida com remédios caseiros.

Primeiro, faça um escalda-pés quente de dez minutos (aproximadamente 37 °C) para suavizar a pele. Então você pode esfregar cuidadosamente o calo com uma pedra-pomes úmida.

No entanto, tome cuidado para não remover muito, pois isso pode ser não apenas doloroso, mas também prejudicial. Nesse caso, a pele constrói uma nova camada protetora e, assim, formam novamente calos – possivelmente ainda mais longos do que antes. Por razões de higiene, o seguinte também se aplica: Lave sempre a pedra-pomes cuidadosamente após o procedimento!

Alguns aditivos para escalda-pés também podem ajudar a aliviar o calo. Mas tenha cuidado, pois muitos desses agentes podem irritar a pele sensível ou piorar pequenas lesões na pele. 

Por isso, use-os apenas quando a pele dos pés estiver completamente intacta. Se você sentir uma sensação de queimação ou formigamento, é melhor parar imediatamente a sessão e enxaguar os pés com água limpa.

Os possíveis aditivos para banho de pés para suavizar o calo são:

  • Vinagre, especialmente vinagre de maçã
  • Fermento em pó
  • Suco de limão
  • Óleo da árvore do chá (óleo de melaleuca
  • Sal do mar morto

O chá de camomila quente é recomendado como um aditivo de banho leve. Você pode obter flores secas de camomila em lojas de produtos naturais ou em lojas de chá.

Esfoliantes caseiros para os pés são outra maneira de remover calos facilmente. No entanto, isso só funciona se o estrato a pele não for muito espessa.

O que fazer contra calos e rachaduras chatas? 

No caso de rachaduras, doenças de pele, pé de atleta ou calos muito grossos, o tratamento mencionado acima não é suficiente ou pode até ter efeitos negativos. Existe o risco de lesões e no caso de infecções fúngicas, se tratadas incorretamente, podem se espalhar para outras áreas da pele.

Nesses casos, entre em contato com seu dermatologista ou podólogo para remover seu calo de maneira adequada e profissional. O cuidado cosmético dos pés não é suficiente aqui, pois só pode remover pequenas manchas.

O mesmo se aplica se você for diabético. Com diabetes, a circulação sanguínea, a cicatrização de feridas e a sensação de dor e temperatura nos pés são frequentemente perturbadas – isso leva ao chamado pé diabético. 

Como resultado, as lesões podem aparecer mais rápido do que o normal. Se você for diabético e começar a perceber problemas na pele dos pés, consulte um médico ou um podólogo e não tente se auto tratar.

Todo tipo de calos nos pés incomoda muito e precisa ser tratado adequadamente.

Confira também: Como Fazer Esfoliação da Pele Corporal?

Como prevenir a formação excessiva de calos 

Cremes para os pés com ureia (ureia artificial), lipídios ou aloe vera fornecem umidade e tornam a pele macia. Além disso, certifique-se de usar calçados adequados e não use sapatos com tanta frequência sem meias.

Idealmente, você não deve usar salto alto todos os dias e não andar com eles por muito tempo. Você pode compensar pés desalinhados com solas de sapatos ortopédicos para que o peso seja distribuído uniformemente na sola do pé.

Gostou das dicas para quem tem calos nos pés? Então, compartilhe! Isso pode ajudar mais pessoas.