Pular para o conteúdo
Início » Como Cuidar dos Pneus do Carro? Veja Dicas!

Como Cuidar dos Pneus do Carro? Veja Dicas!

cuidar dos pneus do seu carro

Descubra as melhores dicas para cuidar dos pneus do seu carro. Então, leia todo o nosso conteúdo para melhor entendimento!

Ao comprar pneus de marca, podemos ter praticamente certeza de sua durabilidade e parâmetros por muitos anos. Infelizmente, mesmo os melhores modelos envelhecem com o tempo. 

Dependendo da mistura utilizada, seus componentes e proporções, esse processo pode variar em intensidade, mas se aplica a todos os pneus. As condições climáticas, especialmente as extremas, também podem impactar na perda acelerada de valor.

No entanto, podemos reduzir os efeitos negativos e restaurar o brilho original e o escurecimento intenso dos pneus. Para isso, é necessário investir em cosméticos automotivos de boa qualidade. Mais adiante no artigo, apresentaremos algumas dicas úteis sobre como manter a estética dos pneus.

Com o que polir os pneus e como cuidar de sua aparência?

Não será uma grande surpresa descobrir que os pneus limpos parecem melhores do que os sujos.

Felizmente, a limpeza de pneus não é tão difícil. Basta seguir algumas dicas simples :

1. Em primeiro lugar, devemos remover todos os objetos estranhos (pedrinhas, galhos, etc.) da superfície do pneu. No entanto, vale a pena ter cuidado e não usar objetos pontiagudos, como canivete ou alicate.

2.  Em seguida, a camada externa do pneu deve ser bem lavada. Alcançaremos os melhores resultados usando uma lavadora de alta pressão. No entanto, vale a pena manter a distância entre o bico e a borracha (pelo menos 30 cm).

3. Uma vez que tenhamos completado as duas primeiras etapas, podemos passar para a limpeza de nossos pneus. Água morna, esponja, escova e shampoo serão úteis para isso.

4. A última etapa, que é a lavagem completa do pneu. Depois, deixe secar. Não recomendamos apressar este processo com ar quente.

Polimento caseiro de pneus

A maneira mais fácil de atualizar a aparência de seus pneus é se você os tiver em uma fábrica profissional. No entanto, envolve custos adicionais para os quais nem todos estão preparados. Também podemos obter o efeito ” pneu molhado ” por conta própria. Basta investir em produtos de cuidados baratos disponíveis em praticamente todos os grandes supermercados.

Para alguns, o polimento e a manutenção de pneus de carro são um motivo para experimentar métodos caseiros. Existem muitas ideias na internet, a grande maioria das quais, como polir seus pneus com graxa de sapato ou óleo de cozinha, são simplesmente ineficazes.

Uma das ideias mais interessantes é o spray de cabelo, disponível em praticamente todas as penteadeiras domésticas. A composição contém silicones também usados ​​para produtos definidos para pneus. Devemos decepcionar os amantes da sensação, no entanto, o spray de cabelo não substituirá um produto profissional. Enquanto nos proporcionar o efeito “pneu molhado” em uma garagem de casa, não durará muito na estrada.

Uma das ideias mais comuns é lubrificar os pneus com combustível e óleo. No entanto, desaconselhamos fortemente isso. Tratados dessa maneira, os pneus podem não apenas reduzir sua eficiência, mas também representar uma ameaça constante ao carro e aos passageiros.

Como cuidar dos pneus do carro?

Durante a lavagem, também podemos realizar a inspeção básica dos pneus. Vale a pena olhar para eles para rachaduras e abrasões. Dessa forma, se os pneus estiverem desgastados de forma desigual, pode ser um sinal de que há algo errado com seu carro.

O polimento de pneus é um processo descomplicado, mas vale lembrar de usar os meios destinados a isso. Recomendamos evitar preparações que contenham substâncias cáusticas, derivados de petróleo, solventes e acetonas. Eles podem reagir com a composição do pneu e causar danos permanentes.

Sempre importante lembrar também sobre outros cuidados básicos, como analisar o nível do óleo, revisar os freios, e ter um seguro, como o da Pratic ABM seguro veicular, pra garantir a segurança de todos os ocupantes do veículo.