Pular para o conteúdo
Início » Aprenda a fazer um cronograma capilar do jeito certo

Aprenda a fazer um cronograma capilar do jeito certo

Aprenda a fazer um cronograma capilar do jeito certo

Cuidar dos cabelos é uma tarefa um pouco complicada, pois se não manter uma rotina de tratamentos os fios do seu cabelo podem ficar totalmente sem vida e quebradiços, além de muitos outros problemas que podem surgir com o desleixo com o cabelo.

Se você é do tipo de mulher que não passa uma semana se fazer algum tipo de tratamento ou se você é do time que faz quando lembra, esse artigo é para vocês, em um caso para aperfeiçoar aquilo que você já sabe e no outro para aprender e incluir isso na sua rotina e ter cabelos sempre lindos e sedosos.

Fique atenta, pois, ao longo desse artigo vamos dar algumas dicas de como montar seu cronograma capilar para obter melhores resultados, para isso fique até o final desta leitura, pois vamos aprender várias coisas para arrasar no tratamento das suas madeixas. 

Você sabia que existem muitas maneiras de reconhecer que seu cabelo está precisando de hidratação? Isso mesmo, o seu cabelo dá sinais de que está precisando de ajuda, por exemplo, se você notar que os fios estão quebrando com facilidade, com pontas duplas e espigadas, quando esticado não volta ao normal, queda em excesso, entre muitas outras características que podem alertá-la de que algo não está bem.

Mas, se você quer garantir estar sempre com o cabelo hidratado, sedoso, brilhante, nutrido, é importante que você comece a inserir o cronograma capilar em sua rotina caso não tenha os produtos, esse é o momento certo de investir em um kit cronograma capilar, para fazer tudo da maneira correta e obter o resultado de salão na sua casa. Visto toda a importância de fazer um cronograma capilar, vamos aprender mais algumas sobre o tão famoso cronograma, acompanhe com atenção. 

Cronograma capilar: o que é?

O cronograma capilar nada mais é que manter uma rotina de cuidados, na qual é necessário alternar três tipos diferentes de tratamentos capilares, sendo eles: hidratação, reconstrução e nutrição. Cada um desses tratamentos tem um objetivo, veja abaixo qual a função de cada um deles

  • Nutrição

A etapa da nutrição tem como função fazer a reposição dos lipídios;

  • Reconstrução

É nessa etapa que faz a reconstrução dos fios, ou seja, ele devolve a massa para o cabelo, isso acontece quando o cabelo está muito fino;

  • Hidratação

E por último, a fase da hidratação tem a função de repor a água que foi perdida dos fios.

A ordem não deve ser necessariamente essa que citamos acima, a ordem de tratamento vai ser determinada pelo que seu cabelo está mais precisando no momento, então cabe a você analisar e ver qual o melhor tratamento para você naquele momento.

O cronograma permite que você faça algo mais personalizado, por isso ele é tão importante.

Que tipo de cabelo pode fazer o cronograma capilar?

Cronogramas capilares podem ser feitos por qualquer tipo de cabelo, seja ele, liso, ondulado, encaracolado, crespo, com ou sem química, realmente qualquer pessoa pode fazer o cronograma, ele é sem contra-indicações.

Inclusive os crespos, cacheados e afros, devem ter um pouco mais de atenção e fazer com frequência os cronogramas capilares, pois por conta do formato dos fios a oleosidade tem mais dificuldade para chegar até as pontas, isso faz com que o cabelo fique ressecado com mais facilidade, por isso é importante mantê-los nutridos. 

Você que tem química nos fios, faz o uso de chapinha regularmente ou está passando por uma transição capilar, o cronograma capilar pode ser um ótimo aliado nessas situações. Ou seja, se você pintou o cabelo, fez luzes ou progressiva, o cronograma vai te ajudar a ter cabelos bonitos e saudáveis.

Como organizar seu cronograma capilar?

Agora vamos aprender qual deve ser a ordem adotada por você, tendo em mente qual é a sua maior necessidade no momento. Então, você deve ter em mente procurar sempre mesclar entre hidratação, nutrição e reconstrução, não importa a ordem, somente a maneira que você vai aplicar isso.

Por exemplo, se você for fazer um cronograma três vezes na semana, é importante que dê um intervalo de 48 horas entre cada um dos tratamentos, então se você lavar o cabelo na segunda-feira, a próxima lavada, será na quarta-feira e por fim na sexta-feira.

Hidratação

Caso seu cabelo necessite mais de nutrição, você deve fazer um cronograma da seguinte forma. Alterne os três dias da semana entre nutrição e hidratação, escolha uma semana para fazer duas vezes seguidas hidratação e na última lavagem da semana, aplique o tratamento nutrição. E quando sentir que seu cabelo está em bom estado, aplique em um dia da semana o tratamento de reconstrução.

Nutrição

Se os fios do seu cabelo estão pedindo por nutrição, faça do mesmo modo que ensinamos acima, só que com mais aplicações de nutrição ao invés de hidratação. Ou seja, em uma semana de tratamento, intercale um dia de nutrição e o outro de hidratação, na semana seguinte, aplique dois dias de nutrição e um de hidratação. E por fim, na última lavagem da semana entre os três dias, encolha um dia para aplicar a máscara de reconstrução.  

Reconstrução

A reconstrução serve para os fios que estão danificados e quebradiços. Esse cronograma é um pouco diferente, pois em todas as semanas de cronograma, sendo geralmente feitos por 5 semana, no primeiro dia de lavagem você irá aplicar a máscara de hidratação, no segundo dia de cronograma aplique o tratamento de nutrição e no último dia de lavagem de cada semana alterne entre reconstrução e hidratação.   

Descubra quais são os benefícios da banana para o cabelo!