Pular para o conteúdo
Início » Cores na Decoração para Sua Casa Ficar Linda

Cores na Decoração para Sua Casa Ficar Linda

Cores na decoração para sua casa ficar linda

O papel das cores na decoração é muito importante, pois facilitam no condicionamento do ambiente de uma determinada forma, potencializando assim uma ou diversas sensações. 

Levando em consideração a importância da primeira impressão, as cores são aspectos de poder e força na decoração da sua casa ou apartamento.

A força das cores na decoração é assunto de diversos estudos, conceitos e teorias aplicáveis que garantiam o domínio sobre as cores e sobre aquilo que se queria transparecer. Entre elas, está à conhecida obra “A teoria das cores”, que foi escrita por Johann W. Von Goethe.

Esse nome “Teoria das Cores” remete certa complexidade, como, por exemplo, fórmulas de física associadas à existência das colorações, mas o assunto de hoje não é sobre isso.

O intuito é dar algumas sugestões sobre como funcionam as cores e como utilizá-las da melhor forma, aplicadas à decoração, pois é muito importante fazer a harmonização e achar os tons certos.

Além do mais, é fundamental que você faça a combinação perfeita entre os ambientes, ainda mais se você já tiver os móveis projetados instalados, unindo a praticidade do aproveitamento dos espaços e utilização das cores na decoração.

Antes de iniciar, você já ouviu falar em Roda das Cores?

A Roda das Cores é uma ferramenta extremamente importante cujo seu papel principal é fornecer uma representação visual das cores que combinam entre si e é o essencial para compor uma decoração única e cheia de estilo. Essa roda de cores é composta por:

  • Cores primárias: Azul, amarelo e vermelho.
  • Cores secundárias: Verde, roxo e laranja.
  • Cores terciárias: Os seis tons são resultantes da mistura das cores primárias com secundárias.

Saiba como utilizar o círculo cromático para combinar cores

Para saber como são realizadas as combinações e esquema de cores ideais, é necessário entender as relações entre as cores do círculo. 

As principais coordenações são separadas em complementares, triádicas, decompostas, análogas e monocromáticas.

Na verdade, ainda que você utilize o esquema de cores com o auxílio de algumas estratégias, é necessário ser ousado para realizar certos experimentos e assim obter um estilo único.

Por isso, não se prenda a nenhuma receita. Use a criatividade e seu senso crítico.

Comece a pensar “fora da caixinha” e tenha resultados incríveis com cores na decoração

Decoração Monocromática

Como o próprio nome aponta, uma decoração monocromática consiste em optar por somente uma cor e utilizar diferentes tonalidades na decoração, diversificando sua saturação e luminosidade.

Para atingir uma composição legal, abuse bastante do mix de diversificadas texturas na decoração. Se realizado de forma inadequada, o monocromático torna-se monótono, deixando o espaço chato, sem variedade ou interesse visual, já que tem pouquíssimo contraste.

Decoração Análoga

As três cores em sequência de uma roda de cores são chamadas de cores análogas. A chave para aproveitá-las bem é a proporção.

Nesse tipo de decoração, utilizamos uma cor primária e duas colorações vizinhas da Roda das Cores. O ideal é dar preferência a um tom mais claro como dominante, e os outros atuam como coadjuvantes.

Aposte em alguns itens decorativos neutros para que o espaço não fique tão carregado, dessa forma, você obtém um equilíbrio maravilhoso.

Decoração com Cores Complementares

As cores complementares são as cores que estão em direções opostas na roda de cores. Se o objetivo for provocar impacto, essa é a combinação ideal.

Nessa decoração, utilizam-se duas cores que estão em posições opostas na roda de cores, isto é, uma cor quente e a outra fria. Portanto, é uma das harmonizações mais ousadas de se realizar, já que o contraste é chamativo.

O indicado para melhor aproveitamento ao utilizar essas cores na decoração, é aplicá-las em pequenas doses e quando você estiver com vontade de chamar a atenção para um item particular do design de seu interior.

Se você pensa na ideia de cores complementares como decoração, não se esqueça de usá-las com diversas cores neutras, para que seu olho tenha espaço para descansar.

Confira também tudo sobre Personal Home: profissional especialista em organização e decoração!

Decoração Tríade

Para realizar uma combinação das cores tríadas de maneira correta, é preciso optar três colorações opostas e essas devem formar um triângulo na roda das cores.

Como esse esquema de cores normalmente possui muito contrate, é normal observá-lo em quartos infantis. Além das cores tríades, escolha também por detalhes bege ou cinza.

Eles não apenas complementam na decoração como também ajudam a organizar um ambiente harmonioso.

Se você aprecia a ideia de um esquema de cores complementares para decoração, mas a opção parece bastante ousada, as cores complementares decompostas pode ser uma opção mais segura.

Elas atuam melhor quando utilizada a cor de base como cor dominante. Entretanto, ao invés optar um tom saturado, concentre-se em uma cor mais delicada, sendo combinados com os dois tons que estão no lado oposto dela.

Dessa forma, sem dúvida você terá uma sensação de mais equilíbrio no espaço, sem que tenha que deixar de lado o impacto visual de cores ousadas e sem ter que depender das cores neutras para suavizar o ambiente.

Agora que você entendeu sobre as combinações de cores básicas, que tal prestar um pouco mais de atenção aos contrastes presentes ao seu redor.

Cada detalhe faz a diferença, principalmente as cores optadas. Logo, quando for renovar seu espaço, não se esqueça da colorimetria.

Se você gostou deste artigo sobre cores na decoração, deixe seu comentário ou compartilhe agora mesmo.