O que são os cafés especiais?

Esse tipo de café tem atraído cada vez mais amantes graças a uma série de características específicas

O café é um verdadeiro queridinho dos brasileiros. Ele é a segunda bebida mais consumida no país, atrás apenas da água. Em 2020, cada brasileiro consumiu, em média, 826 xícaras, o que resulta em mais de 2 xícaras por dia. Além do amor pelo consumo, o país é o maior produtor de café do mundo, produzindo 59 milhões de sacas de 60 kg.

Podendo ser apreciado quente ou frio, o café tem uma legião de fãs. E um tipo que vem ganhando cada vez mais admiradores é o café especial. Você não sabe do que essa denominação se trata? Não se preocupe: explicamos tudo sobre ele no texto abaixo.

Definição

Mas o que seria, especificamente, um café especial? Eles se diferenciam dos demais por causa de características relacionadas às variedades/cultivares, ao aspecto físico dos grãos, às práticas de colheita e pós-colheita, aos tipos de preparo, entre outras especificidades.

cafés especiais

A reunião dessas características influencia diretamente na qualidade da bebida, tornando-a superior e sem nenhum tipo de defeito que proporcione desagrado na percepção sensorial do consumidor. Dessa forma, a qualidade do café é muito mais valorizada na hora de negociá-lo, sobrepondo aspectos físicos do grão, como tamanho e aparência.

A SCA (Specialty Coffee Association) é uma associação de cafés especiais. Um pequeno grupo de profissionais de café fundou a organização em 1982 com o objetivo de estabelecer padrões de qualidade no comércio de cafés especiais, além de criar um fórum para discutir questões relacionadas ao cultivo e avaliação desse tipo de café.

Hoje, a SCA é a principal associação de comércio de café do planeta e foi responsável por impulsionar esse tipo de café ao redor do globo. Para facilitar a classificação dos cafés especiais, ela montou uma Metodologia de Avaliação Sensorial, utilizada em todo mundo, que considera como café especial aqueles que realizam ao menos 80 pontos da metodologia. A entidade avalia os seguintes atributos:

  • doçura;
  • fragrância/aroma;
  • sabor;
  • corpo;
  • acidez;
  • ausência de defeitos;
  • harmonia;
  • finalização;
  • uniformidade;
  • conceito final (única parcela de subjetividade utilizada pelo classificador da amostra).

Essa avaliação só pode ser feita por provadores de café treinados e qualificados para esse tipo de análise, utilizando um protocolo desenvolvido pela SCA. Esses avaliadores podem ser tanto degustadores certificados pela SCA ou um Q Grander licenciado (CQI), que são profissionais treinados pelo Coffee Quality Institute (CQI).

Diferença entre café tradicional e especial

O café também pode ser apreciado por suas características sensoriais, como sabor e odor, assim como acontece com o vinho. E é por oferecer mais do que apenas cafeína que o café especial chama tanta a atenção.

No Brasil, a produção de café se divide em duas espécies de grãos principais: as sacas de arábica, que representam o maior volume de produção, e as de conilon. A primeira é produzida em regiões de clima temperado e de alta atitude, é mais suscetível a pragas e se destaca por apresentar um gosto mais doce.

Já o conilon é mais resistente às pragas, não conta com a mesma doçura da espécie arábica e é cultivado ao nível do mar. O café arábico acaba sendo mais valorizado por causa da sua complexidade sensorial, sendo que um diferencial é o processo de separação pelo qual ele passa, separando os grãos defeituosos dos perfeitos.

Confira também 12 Pratos típicos da Tailândia.

Onde encontrar cafés especiais?

A produção desse tipo de café cresceu bastante nos últimos 15 anos, sendo que esse segmento representa 12% do mercado internacional da bebida. Quanto mais admiradores eles conquistam, mais os consumidores se tornam exigentes em compreender esse tipo de café e também encontrá-lo para apreciá-lo.

Felizmente, não é difícil encontrar um café especial nos dias atuais. Empórios e coffee shops especializados são uma excelente opção para conhecer mais sobre eles — sobretudo conversando com o vendedor —, além da Internet, que permite assinatura para entregar esse tipo de café em todo o Brasil.

123 Notícias

Outros artigos