O que um Gerente de Projetos faz?

O gerenciamento de uma empresa é uma parte necessária para otimização de tempo, qualidade nos processos internos e um tempo de produção eficaz, além de outros. E qual é a rotina do Gerente de Projetos? Continue a leitura para entender a importância deste profissional em uma empresa.

O Gerente de Projetos é o responsável pela administração de atividades cotidianas de um determinado projeto. Ainda mais, o profissional precisa exercer com competência os seis pilares de qualquer projeto, que são:

  • Escopo;
  • Cronograma;
  • Riscos;
  • Finanças;
  • Qualidade;
  • Recursos.

Um Gerente de Projetos precisa saber lidar com pessoas. Em geral, tal profissional resolve impasses, decidindo conflitos em várias áreas. Ele é um mediador quando o assunto é realizar tarefas.

O que um Gerente de Projetos faz
Imagem: pixabay.com

O profissional que faz a gestão de projetos precisa entender qual é a situação do projeto, as pessoas que fazem parte da equipe, quando é para ser entregue cada tarefa, quanto custa realizar cada atividade e o mais importante, qual é o nível de qualidade das entregas.

Entenda mais atividades de um Gerente de Projetos:

  • Ele planeja e desenvolve a ideia do projeto;
  • Ele gerencia equipes;
  • Ele monitora o progresso do projeto e estabelece prazos;
  • Ele resolve os problemas que surgirem;
  • Ele gerencia o investimento no projeto;
  • Ele garante a satisfação das partes interessadas no projeto;
  • Ele avalia o desempenho do projeto;
  • Ele facilita o trabalho com boas práticas.

E como se tornar um Gerente de Projetos?

A carreira de um Gerente de Projetos competente se inicia com o aperfeiçoamento de procedimentos e operações dentro de uma empresa, através de treinamentos e cursos.

O profissional necessita exercer habilidades de negociação, liderança e gestão de pessoas. Tais qualidades são imprescindíveis para um Gerente de Projetos.

Há uma certificação chamada PMP (Project Management Professional), fornecida pela instituição PMI. Ela é conseguida depois de um tempo trabalhando como Gerente de Projetos. Depois de um período, o profissional pode ser certificado.

Profissionais com certificação possuem diferenciação dos profissionais que não têm certificação.

Para passar na prova, é necessário ter cursos preparatórios sobre o conteúdo abordado no exame. Agora entenda quais são as habilidades necessárias para um Gerente de Projetos.

Quais são as habilidades necessárias para um Gerente de Projetos?

A habilidade é a técnica de saber fazer algo. Um Gerente de Projetos precisa ter algumas habilidades para exercer com excelência seu cargo. Confira as habilidades mais importantes:

1 – Habilidade de planejamento

O Gerente de Projetos precisa elaborar um projeto de maneira habilidosa. Isso pode ser complexo, já que muitos profissionais precisam planejar um projeto baseado em cronogramas e recursos disponíveis. Dessa forma, é necessário uma previsão e estimativas.

2 – Habilidade de gerenciamento de risco

Qualquer projeto tem seus riscos. Por exemplo, pode ser que um recurso que o Gerente de Projetos planejou utilizar não esteja mais disponível quando ele for necessário ou um cliente queira mudar o cronograma.

Um Gerente de Projetos é responsável por contornar os riscos e até antecipá-los de forma a evitá-los, para o bom desempenho do projeto.

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3 – Habilidade de gestão de orçamento

Infelizmente, apenas 2,5% das empresas terminam com sucesso todos os projetos assumidos. O restante dos projetos passa do cronograma, do orçamento ou dos dois.

Por isso, um Gerente de Projetos deve saber com qual limitação financeira está lidando. Ele precisa trabalhar dentro de tal orçamento, utilizando suas habilidades de gerenciamento.

4 – Monitoramento

Um gerenciamento de projetos vai além de finalizar tarefas. Elas precisam ser entregues com qualidade. Isso só vai ocorrer se o Gerente de Projetos tiver tudo ao seu controle.

Para um Gerente de Projetos, é necessário utilizar suas habilidades de acompanhamento e monitoramento de atividades para que o projeto seja executado com qualidade e ainda integrem metas de negócios mais amplas.

Portanto, agora você já sabe basicamente qual é a rotina do Gerente de Projetos

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