O que fazer quando a Caixa de Gordura da Pia fica transbordando?

Descubra o que fazer quando a caixa de gordura da pia fica transbordando com o nosso tutorial simples e prático. Se este assunto te interessa, confira as nossas dicas!

Caixa de gordura da pia
Woman fixing the kitchen sink

Toda caixa de gordura uma hora transbordará. Isso acontece porque a cada espaço de tempo a quantidade de resíduos que fica ali parada enche a caixa. É, portanto, a hora de fazer uma limpeza. O fato de ter uma caixa de gordura em casa não faz com que todos saibam o que fazer numa hora como essa.

Se você tem a sua caixa de gordura e não sabe muito bem o que fazer quando ela transborda, não se preocupe. Vamos te dar neste artigo as dicas que precisa para resolver esse problema! Você verá que tudo isso é mais fácil do que imaginou.

O que é uma caixa de gordura?

Uma caixa de gordura é um dispositivo muito simples. Existem diversos formatos e tamanhos. Mas, em geral, é formada por duas partes. Alguns modelos consistem simplesmente em uma caixa com um balde dentro.

A função de uma caixa como essa é a de separar o líquido do sólido. Em outras palavras, a gordura maia sólida, assim como alimentos que descem pelo ralo, fica ali parada, enquanto o líquido passa. Assim, os resíduos maiores não seguem pelo cano.

Isso evita uma série de problemas. Imagine que você tenha algum problema com cano entupido, e depois gere um vazamento. Você precisará passar pelo maior transtorno, até pedir a ajuda de uma empresa de caça vazamento.

Quando é a hora de limpar?

Essa caixa de gordura da pia não tem nenhum sistema de aviso de que está cheia. Então, quando ela transborda, é sinal de que precisa de uma limpeza. Acontece, que a quantidade de resíduos ali aumenta e a única saída que encontra é transbordar.

Você pode também optar por sempre observar, ao menos uma vez por semana, em que nível está. Assim, vai se livrar do desconforto de ter aquele conteúdo vazando ao redor da caixa. O mais importante é saber que, em algum momento, será necessária uma higienização.

Como limpar a caixa de gordura?

Esteja preparado para que isso seja necessário. Ou seja, de tempo em tempo a caixa estará cheia e precisara ser esvaziada. A limpeza consiste em se desfazer daquela sujeira toda. E, é claro, dar uma boa lavada em todas as partes da caixa antes de colocá-la no lugar.

Há duas maneiras de se fazer isso. Você pode, por exemplo, tentar fazer sozinho. Basta retirar a parte com os resíduos, descartá-los, e depois lavar as partes. Mas, todo o cuidado nessa limpeza para não ter contato com a sujeita. Por isso, utilize o que for preciso para se proteger.

Uma segunda opção, muito mais confiável, é procurar a ajuda de uma empresa que possa resolver isso para você. A limpeza será garantida. Além disso, você não terá o risco de se contaminar, ou mesmo de ter que mexer em toda a sujeira.

O que você não deve fazer!

Muitas pessoas acreditam que os produtos químicos resolvem tudo nesse momento. Mais do que isso, quase sempre fazem algumas misturas sem conhecimento ou critério nenhum. O que coloca em risco a saúde dessa pessoa, pois as misturas químicas podem não dar o resultado esperado.

Outra coisa, o uso excessivo de alguns produtos desgasta toda a sua caixa de gordura e também o cano. Em outras palavras, você resolve o problema da limpeza da sua caixa de gordura, mas já deixa o próximo preparado para acontecer.

Portanto, preste muita atenção em tudo o que utiliza durante a limpeza. Na dúvida, aposte no mais simples. Se pensar ainda mais sobre isso, preferirá contratar um profissional que resolva esse problema. Além de tudo, esse profissional ainda fará o descarte daquele resíduo em um lugar mais apropriado.

Aprenda a se prevenir

Há hoje um grande número de empresas desentupidoras que produzem muito material informativo. Aproveite para saber qual é o melhor tipo de caixa de gordura para você. Ou ainda, como fazer para preservar a caixa e o encanamento.

Por vezes acreditamos que está tudo bem. Isso porque não vemos o que tampado e escondido. Mas, não se engane, se descuidar pode ter problemas sérios em algum momento. Em razão disso, não descuide. Tome muito cuidado com o desce pelo cano. Também saiba a melhor maneira de higienizar a caixa de gordura para não ter prejuízos futuros.

Confira também tudo sobre como é o processo de financiamento de imóvel.

Espero que as nossas dicas sobre o que fazer quando a caixa de gordura da pia fica transbordando tenha te ajudado. Então, aproveite e deixe o seu comentário logo abaixo!

123 Notícias

Outros artigos

Quanto custa um e-CNPJ

Presente em vários momentos, a tecnologia facilita muito nosso dia a dia. Dessa maneira, para a maior parte das pessoas, é muito difícil imaginar a vida sem o inter...

Ler artigo

Beber água faz bem para a pele

Manter o corpo hidratado contribui para o funcionamento de todos os órgãos, inclusive a pele. Sendo assim, beber água faz bem para o corpo inteiro. Quem quer cui...

Ler artigo