5 Dicas de Como Decorar sua Mesa de Jantar

Neste artigo, preparamos 5 Dicas de como decorar mesa de jantar. Com isso, você impressionará as visitas e deixdeixará o ambiente mais lindo e aconchegante!

Com as festas de fim de ano chegando, a vontade de impressionar com as mesas de jantar impecáveis é grande, mas algumas dúvidas podem aparecer nesse momento, como qual tipo de louça usar, a posição dos talheres e as taças adequadas para cada bebida. 

Essas questões, principalmente para quem nunca foi anfitrião antes, podem ser um bicho de sete cabeças durante a organização, mas quando se estuda um pouco mais sobre o assunto, pode se deparar com situações mais simples do que pensava.

E para ajudar ainda mais, preparamos 5 dicas que podem ser muito úteis na hora de decorar uma mesa de jantar. 

  1. Definir o tema

O primeiro passo é definir as suas metas referente a decoração, seja para um almoço, café da manhã ou jantar. 

como decorar sua mesa de jantar

O tipo de comida a ser servida pode ajudar na escolha do tema, como exemplo, se o menu for composto por comida mexicana, podemos utilizar as cores vermelha e verde, típicas da bandeira e da temática dos restaurantes que oferecem esse cardápio. 

Leve em consideração a quantidade de pessoas para que não faltem elementos para nenhum dos convidados. 

  1. Jogo de mesa

A toalha de mesa é um elemento importante na composição e o ideal é optar por um tom neutro, que não brigue com a atenção do restante da decoração. 

O material escolhido também faz a diferença na sofisticação da mesa, como algodão, linho ou palha, que são mais utilizados durante o dia ou jogos com bordados e de renda, que combinam mais com a noite. 

Para os descansos de pratos, escolha tons que deem destaques aos utensílios disponíveis para seu jantar. 

  1. Escolha dos utensílios

Sejam os copos, as taças ou os talheres, cada um deles tem funções e estilos diferentes. Para um jantar informal você pode utilizar itens mais simples e não precisa de talheres em muitas variações. Já em um jantar formal, a mesa tem que estar posta com todos os itens, trazendo um ar mais chique para o ambiente. 

Como já foi definido o tema, a escolha dos utensílios se torna mais simples, independentemente do material que pode ser de porcelana, cristal e até mesmo vidro. 

  1. Flores e Velas

Para trazer um ar alegre e romântico ao ambiente, flores e velas são escolhas infalíveis. Um belo arranjo no centro da mesa deixa a decoração da mesa de jantar ainda mais sofisticada e para completar, adicione as velas para transformar a noite em um clima mais íntimo. 

Evite velas com aromas, pois podem atrapalhar o cheiro da refeição. Quanto às flores, existem várias espécies ideais para composição de mesas, como rosas e lírios. Você pode escolher arranjos artificiais também.

  1. Organização dos itens na mesa

A parte mais importante é a hora da organização. Coloque a toalha escolhida na mesa e lembre de passar com ferro antes para que não fique amassada. 

O arranjo de flor escolhido vai ao centro, posicione os descansos de pratos no lugar de cada convidado junto com a louça e os talheres, os guardanapos de pano têm que ser dobrados igualmente, coloque no máximo três velas para um jantar noturno. 

Confira também: como aproveitar todos os espaços em uma cozinha pequena

Depois de tudo organizado e com uma decoração impecável, agora é só servir o jantar. Não se esqueça que o mais importante na decoração é mostrar criatividade e autenticidade. Se junte com os amigos e aproveite bons momentos ao redor de sua mesa de jantar decorada.  

O que achou de nossas dicas de como decorar mesa de jantar? Deixe sua opinião. Também compartilhe este artigo com outras pessoas!

123 Notícias

Outros artigos