Ambiente Pequeno: aproveite todo o espaço da sua cozinha com essas dicas

Otimize o ambiente da sua cozinha pequena com as dicas deste conteúdo. 

A cozinha é um ambiente que proporciona muitas lembranças, como reuniões em família e momentos gostosos com amigos. Nesse local, é possível sentir um mix de sensações, cheiros e gostos, como o de um bolo saindo do forno ou um café passado pela manhã.

No entanto, quando esse espaço é pequeno, é importante encontrar formas de aproveitá-lo de forma inteligente, a fim de armazenar todos os itens sem enfrentar problemas. Por exemplo: o uso de um armário compacto permite otimizar o seu espaço, possibilitando várias gavetas e portas para guardar os seus itens.

Continue lendo e confira diferentes técnicas para aproveitar o ambiente da sua cozinha.

Dicas de como aproveitar todos os espaços em uma cozinha pequena 

Existem diversas maneiras de tornar um espaço pequeno em um local aconchegante e satisfatório para preparar refeições e apreciá-las com os familiares. A seguir, veja algumas ideias.

cozinha pequena
Imagem pexels.com

Utilize móveis compactos 

O conceito de cozinha modular serve para ambientes pequenos, já que trabalha medidas pré-definidas. Os móveis e outros elementos são encaixados como se fosse um quebra-cabeça. 

Um móvel modulado é feito pensado nesse espaço, garantindo conforto para aqueles que preferem um ambiente simples e com um bom custo-benefício. Além disso, eles são práticos e ótimos para preencher aquele espaço que falta na sua cozinha ou criar um ambiente completo e prático. 

Aposte em móveis multifuncionais 

Esses móveis apresentam diferentes funcionalidades que, quando não estão sendo usados, podem ser reduzidos, otimizando o espaço da cozinha. Um exemplo disso são as mesas dobráveis de parede e gavetões que funcionam como lixeira. 

Essas soluções são ótimas para quem tem uma cozinha pequena e deseja aproveitar o espaço, evitando que fique desconfortável circular no local.

Priorize o posicionamento perfeito

Antes de adquirir todos os itens para a sua cozinha, analise o espaço e estilo do  cômodo, a fim de encontrar o posicionamento perfeito para cada móvel e eletrodoméstico. Assim, é possível comprar os móveis dos tamanhos ideais para a sua cozinha e criar um ambiente satisfatório.

Cuide da iluminação

Em um espaço pequeno, a iluminação pode fazer milagres. Muitas vezes, a luz certa torna o ambiente maior e mais aconchegante. Você pode optar por luminárias que ficam escondidas em armários e prateleiras ou apostar em uma luz de parede. 

A escolha da iluminação adequada para o seu estilo de cozinha pode transformar  a atmosfera do ambiente e deixá-lo mais agradável. 

Opte por estantes inteligentes

Usar nichos e prateleiras na cozinha otimiza o seu espaço e torna o ambiente  mais útil. Nesse momento, as estantes inteligentes fazem sucesso. Um modelo aberto, por exemplo, que pode ser acessado dos dois lados, facilitando muito a rotina da cozinha e unindo seu espaço com o outro lado. 

Aproveite as paredes 

Outra dica para otimizar o espaço pequeno da sua cozinha é investir em utensílios presos na parede, além de armários suspensos, nichos e outros elementos. Com eles, você evita diversos móveis pelo caminho, impossibilitando que o ambiente fique cheio de informações. 

Alguns exemplos de itens são: 

  • ganchos para pendurar panos de prato;
  • escorredores de pratos de parede;
  • faqueiros;
  • porta temperos;
  • armários compactos;
  • gavetas;
  • nichos;
  • organizadores.

Confira quais são as Principais Marcas de Micro-Ondas

A partir dos exemplos citados, você é capaz de montar uma cozinha completa e aconchegante sem enfrentar problemas com o espaço. Assim, é possível ter fogão, eletrodomésticos, porta bebidas, armários para armazenar as panelas, geladeira, balcão e muito mais sem que o ambiente fique muito cheio.

Além disso, não deixe de organizar todos os seus produtos para encaixar cada um em seu devido lugar. Para isso, use divisórias, prateleiras extras dentro dos armários, ganchos e gabinetes móveis.

123 Notícias

Outros artigos