Pular para o conteúdo
Início » Como fazer Massagem nas Costas?

Como fazer Massagem nas Costas?

Descubra como fazer uma boa massagem nas costas de maneira correta. Para isso, confira as nossas dicas!

Segundo pesquisas o número de pessoas que procuram por clínicas de massoterapia no Rio de Janeiro tem aumentado significativamente.

E não é para menos, né? Afinal de contas, quem aí não gosta de uma boa massagem, principalmente, naqueles dias difíceis do nosso dia a dia.

A massagem tem o poder de melhorar a circulação, diminuir determinadas dores musculares, estimular a  elasticidade da pele, promover maior flexibilidade, relaxar, diminuir o estresse, prevenir lesões, aliviar dores nas costas e muito mais.

Hoje falaremos, aqui, um pouco mais sobre como fazer massagem nas costas. Se você ficou interessado(a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo!

Como fazer massagem nas costas?

Como fazer massagem nas costas

Para fazer uma boa massagem nas costas, ajudando a relaxar a musculatura da pessoa, siga os seguintes passos:

  1. A pessoa que vai receber a massagem nas costas deve estar deitada deitada de bruços na cama ou na maca;
  2. Utilize um óleo de massagem ou um creme de massagem para ajudar no deslizamento. Mas, não jogue o produto diretamente no corpo da pessoa. Coloque um pouco nas suas mãos (quantidade igual a de uma colher de chá), esfregue um pouco para aquecer e, feito isso, espalhe pelas costas dela;
  3. Para fazer a massagem nas costas, você deve fazer movimentos deslizantes com as mãos abertas em forma de “V”. O sentido do movimento deve ser sempre da região da lombar para o pescoço, pois assim a ativação da circulação sanguínea é melhor e, por conseguinte, o retorno venoso também;
  4. O ideal é começar a massagem pelos  ombros, haja vista ser um local o qual  acumula  a maior parte da tensão. Para isso, coloque uma mão em cada ombro e fiquei massageando essa região por 2 minutos, pelo menos, apertando como se estivesse modelando uma massa de pão. É importante alternar os movimentos também;
  5. Agora vá para as costas e continue fazendo a manobra anterior de um lado e do outro nas costas, repetindo isso três vezes. Depois faça o movimento indicado pelo passo 3 nas costas toda;
  6. Repita o movimento, de um lado e do outro das costas, como se estivesse modelando a massa de pão. Repita isso três vezes;
  7. Mais uma vez, faça o passo 3 por todas as costas;
  8. Agora você deve pegar a ponta dos seus dedos polegares, fixá-los em volta da coluna e fazer movimentos circulares no sentido do pescoço para a lombar. Faça isso em cada ponto por pelo menos 10 segundos;
  9. Agora, com a ponta dos dedos polegares, você vai deslizar no sentido do pescoço para a lombar lentamente e com profundidade. Você deve repetir isso 3 vezes.
  10. Coloque uma das mãos da pessoa nas costas e deslize seu dedo polegar na musculatura em volta da escápula. Mas, tenha cuidado, pois esta é uma região mais sensível e fica bem dolorida. Faça um lado por vez.
  11. Repita os movimentos indicados no passo 6.
  12. Faça mais uma vez os movimentos indicados pelo passo 3.
  13. Agora, feche os punhos e deslize as mãos fazendo movimentos circulares pela região lombar. Faça esse movimento manobra por um minuto pelo menos. Depois repita o passo 3.
  14. Agora, você vai fazer a manobra denominada “percussão”. Para isso, você precisa juntar seus dedos e bater as suas mãos por toda as costas da pessoa. Sabe aquele movimento conhecido como golpe de caratê? É esse mesmo!
  15. Feito isso, você vai fazer a manobra chamada de “tapotagem”. Para isso, você vai fechar as mãos, deixando um formato de concha e bater levemente por todas as costas da pessoa. Depois, vai repetir o passo e pronto (massagem finalizada).

Confira também os cuidados com a massoterapia na pandemia.

Conclusão

Bem simples essa massagem nas costas, não é mesmo? Você pode fazer em alguém, tomando os devidos cuidados, ou pedir alguém para fazer para você!

Caso as dores persistam, procure um profissional para te orientar devidamente ou para fazer a massagem nas costas adequadamente.