Pular para o conteúdo
Início » Quais são as áreas de atuação do profissional de contabilidade

Quais são as áreas de atuação do profissional de contabilidade

Quais são as áreas de atuação do profissional de contabilidade

Você sabe quais são as áreas de atuação do profissional de contabilidade? Se sua resposta for não, fique tranquilo(a), pois você está no lugar certo! Aqui você verá tudo o que precisa saber sobre esse assunto.

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho para a área de contabilidade é diversa. Com isso, surgem oportunidades de emprego em inúmeros ramos de atuação. Afinal de contas, ter um profissional bem capacitado para atender assuntos relacionados a questões financeiras, tributárias, econômicas e patrimoniais, seja de um setor privado ou público, seja de pequeno ou grande negócio, é extremamente positivo, não é mesmo?

Nesse sentido, como as áreas de atuação do profissional de contabilidade são vastas, separamos para você uma lista de possibilidades de atuação. Continue a leitura deste artigo e confira!

Quais são as áreas de atuação do profissional de contabilidade?

Para que você fique por dentro das áreas de atuação do profissional de contabilidade e da importante função de cada uma delas, fique ligado(a) nas informações adiante:

1- Contador

O contador pode atender empresas privadas de uma enorme variedade de setores, como, por exemplo, escolas, hospitais, comércios, entre outros. 

Nesse ramo, o profissional vai interpretar e realizar registros contábeis, auxiliar nas tomadas de decisões dos gestores, passando informações as quais julga importante no que diz respeito ao cenário financeiro presente, dando detalhes específicos e exatos acerca de operações cotidianas. 

De modo geral, o contador vai fazer balanços, demonstrativos de resultados, relatórios de faturamento, balancetes mensais, etc. Tudo isso para garantir a boa gestão de determinado negócio.

2- Analista Financeiro

Dentre as áreas de atuação do profissional de contabilidade existentes encontra-se o cargo de Analista Financeiro, o qual vai trabalhar com o quadro geral de determinado negócio, revisando decisões financeiras, analisando as tendências atuais do mercado, auxiliando em possíveis investimentos e fazendo projeções para o futuro das finanças da empresa em questão.

Dessa maneira, fica claro que o Analista Financeiro pode executar a sua função em três frentes: análise de investimento, de desempenho e de crédito.

3- Perícia Contábil

Quando há demanda por ações investigativas com suspeitas de irregularidades financeiras, o perito contábil entra em ação, executando adequadamente todos os processos de análise e conferência de provas, constatando se houve ou não alguma irregularidade no âmbito fiscal, etc.

Desse modo, o profissional deve ter o domínio de técnicas de contabilidade, entendendo os critérios que podem comprovar suas constatações.

O perito contábil pode ser contratado, por exemplo, por uma empresa a qual esteja passando por algum processo judicial. Ou até mesmo pela própria Justiça, a fim de analisar as provas e oferecer informações necessárias para soluções de litígio.

4- Consultor trabalhista e previdenciário

Um outro cargo interessante entre as áreas de atuação do profissional de contabilidade é na área trabalhista, em que a função está diretamente relacionada à garantia dos direitos dos colaboradores e dos deveres de uma organização com os seus funcionários. 

Todo o trâmite interno o qual envolve trabalhador e empregador, como, por exemplo, elaboração de folha de pagamento, 13º salário, férias, rescisões, entre outros, é desempenhado por um consultor trabalhista e previdenciário

5- Gerente Financeiro

Nessa área de atuação, o profissional será responsável pelo cuidado geral da saúde financeira e da qualidade dos processos internos de determinada organização, fazendo análises de relatórios e interpretando dados para outros gestores e, isso tudo, tendo um conhecimento aprofundado sobre legislação tributária e fiscal.

Conclusão

Agora você está por dentro de algumas das possíveis áreas de atuação de um profissional de contabilidade e é válido ressaltar a importância de ter o auxílio de um profissional desses no que tange às necessidades financeiras do seu negócio. Se você está precisando de ajuda, procure o auxílio de uma Contabilidade Osasco para garantir as melhores resoluções e a segurança das suas finanças!