Pular para o conteúdo
Início » O que faz um designer de interiores?

O que faz um designer de interiores?

O que faz um designer de interiores

O designer de interiores é uma profissão de extrema importância dentro da área de decoração de imóveis, mas a verdade é que nem todos conhecem bem o que ele faz.

Por conta disso, é muito comum surgirem dúvidas como quais são as ações que esse profissional faz em um imóvel ou ainda quanto ele cobra por um serviço, por exemplo.

Se esse é o seu caso e você ainda não sabe bem como um designer de interiores atua, não deixe de ler este conteúdo até o fim. Aqui vamos mostrar tudo o que há de mais importante sobre esse profissional!

O que faz um designer de interiores?

O design de interiores, de maneira resumida, é o profissional responsável pelo planejamento da área interna de imóveis, como quartos, salas, suítes, varanda gourmet, entre outros, além de fazer a integração entre os ambientes.

Isso significa que esse profissional precisa pensar os espaços em um imóvel de modo que possa atender a todas as necessidades e aos desejos que tem o seu cliente para aqueles ambientes.

Por outro lado, ele precisa sempre levar em consideração as questões de segurança, conforto e funcionalidade de cada ambiente, assim como a harmonia entre todos os espaços e a sua beleza.

Esse resultado pode ser obtido através da criação dos projetos de interiores e esses devem contar com todos os detalhes que vão ser executados naquele imóvel.

O designer de interiores, então, precisará pensar desde como vai fazer a remoção ou o deslocamento das paredes até o detalhamento de como vai ficar e funcionar o imóvel através da criação de plantas.

O profissional deve criar plantas para os pontos da parte hidráulica, os pontos de iluminação e elétrica. Assim como os pontos para ar-condicionado, os locais para colocar o forro gesso e a planta detalhando o piso, entre outras.

Designer de interiores e decorador: Existe uma diferença entre eles?

Uma outra dúvida comum que costuma surgir sobre o designer de interiores é se existe alguma diferença entre ele e o decorador.

Isso porque muitas pessoas acabam confundindo os dois profissionais, que não fazem a mesma coisa, então saber como cada um atua vai permitir que você possa fazer a contratação certa.

O designer de interiores trata-se do termo que vai definir melhor o profissional responsável pela criação dos espaços internos em um imóvel, ou seja, o seu foco é macro, pensando em tudo no ambiente e não somente na questão estética.

Esse profissional vai então pensar na questão da ergonomia do ambiente, na melhor luminosidade e na circulação de ar em cada cômodo, na distribuição dos ambientes e a proporção dos móveis.

Ele deve planejar a questão de cores e harmonia acústica, no conforto térmico e na segurança do uso de cada cômodo, entre outras funções.

Já o decorador tem como foco mais a questão estética de um ambiente e fará modificações e a construção de um espaço visualmente agradável.

É ele quem vai escolher o melhor sofá para o aspecto decorativo de uma casa, o tapete que combina bem com esse móvel, os tipos de luminárias, as obras artísticas e os aparelhos eletrônicos que vão compor o ambiente.

Como trabalhar um designer de interiores?

O designer de interiores deve atuar desenvolvendo projetos sob medida e cada um deles envolve diversas etapas.

Essas etapas são as seguintes:

  • A reunião de briefing: nesta etapa, o cliente vai falar sobre suas necessidades para que o designer possa compreender as prioridades dele, os gostos e as suas necessidades para fazer o esboço das primeiras ideias do seu projeto
  • O desenvolvimento do projeto: tendo como base o briefing inicial, o designer de interiores vai poder então apresentar as suas ideias de layout para os materiais e móveis no ambiente, bem como definir as cores que vão ser usadas. Com o projeto definido, o passo seguinte é o projeto executivo
  • O projeto executivo: é aqui que será feito o detalhamento dos itens em um imóvel. Caso da marcenaria e da iluminação, e ainda vai acontecer as especificações de cada ambiente. omo os revestimentos e os móveis que serão colocados em cada cômodo, pensando na funcionalidade e na estética
  • Entrega do projeto: por fim, o cliente recebe então as plantas e as planilhas, e ainda os materiais descritivos que vão conter as imagens 3D e as especificações de todo o projeto

Qual é o custo de um projeto de um designer de interiores?

Por fim, é importante falarmos a respeito dos custos para contratar um projeto feito por um designer de interiores.

Em geral, o mais comum é que esses profissionais cobrem um valor fixo por cada metro quadrado, e esse valor gira de R$ 150 a R$ 200 por m2, dependendo da região e da experiência do profissional.

Por outro lado, há designers de interiores que calculam o valor que vão receber tendo como base as horas que usaram para desenvolver o projeto, sendo que essa costuma ser uma melhor opção para pagar menos.

Ainda existem profissionais que calculam o valor de cobrança tendo como base o percentual sobre o valor total do planejamento da reforma.

Portanto, a dica é que você faça uma pesquisa e obtenha orçamentos de diferentes profissionais, para fazer a comparação e entender qual a melhor opção para contratar na sua obra.

Isso vai ajudar você a evitar, por exemplo, contratar o primeiro profissional que contatou e acabar pagando mais do que deveria para aquela obra específica.

Conclusão

Como você pode ver aqui, o designer de interiores é um profissional muito importante em qualquer obra. eja de construção ou reforma, mas que nem todos sabem exatamente o que faz e qual a sua importância. 

Neste texto, mostramos a você como é que funciona o trabalho desse profissional por etapas. E ainda qual é o custo geral que será preciso pagar para obter um projeto completo para sua obra.

Se desejar, assista a um vídeo interessante que aborda sobre o assunto:

O que achou do nosso conteúdo de hoje falando sobre o que faz um designer de interiores?