Pular para o conteúdo
Início » Vale a pena vender consórcio para pagar dívidas?

Vale a pena vender consórcio para pagar dívidas?

Descubra se realmente vale a pena vender consórcio para pagar dívidas e em quais situações essa atitude é valida.

Em dezembro de 2021, 76,3% das famílias brasileiras declararam estar endividadas. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o valor é o maior desde 2010, quando a pesquisa começou a ser feita. 

Os motivos para o endividamento são vários, como o desemprego, queda na renda causada pela pandemia e o aumento de gastos, impulsionado pela inflação que já chega a 7,65% em 2022, valor 4,1% mais alto do que a meta de 3,5% ao ano. 

Com isso, fica cada vez mais difícil manter as contas em dia, uma vez que os salários não acompanham o ritmo dos gastos. 

Para frear essa verdadeira bola de neve que só cresce, muitas famílias acabam cortando despesas, tirando itens como viagens, idas a restaurantes, cinemas e outros supérfluos do orçamento, para tentar economizar algo. 

A situação é ainda mais desesperadora para quem tem algum tipo de financiamento. Isso porque esses contratos preveem juros bastante altos com o atraso nas parcelas, e até mesmo perda de bens em caso de falta de pagamento. 

Nesses casos, muitas vezes a solução é vender o item financiado – casa, carro, moto, entre outros -, processo que é extremamente burocrático e pode até mesmo levar à perda de dinheiro. 

Já quem tem consórcio pode ficar mais despreocupado. Caso não seja mais possível arcar com as parcelas mês a mês ou o valor da carta de crédito precise ser utilizado para outro fim, basta fazer a venda para ter acesso ao valor. 

Mas vale a pena vender consórcio para pagar dívidas? Abaixo, vamos esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes sobre o assunto para que você possa refletir e escolher com tranquilidade. Veja!

Analise a situação

Embora não seja o que todos desejamos, às vezes chega o momento em que é preciso abrir mão do plano de consórcio. A fim de equilibrar as contas, muitos desejam ter um respiro e só então voltar a investir. 

Afinal, vale a pena vender consórcio para pagar dívidas?

Essa decisão deve ser tomada com calma e paciência para não trazer arrependimentos. Afinal de contas, estamos falando de um investimento que, posteriormente, precisará ser recomeçado do zero. 

A recomendação é comparar a taxa de deságio mensal da venda com as taxas de juros da dívida que você deseja quitar. 

O cálculo do deságio – que é a taxa de desconto que você terá no valor da sua cota ao optar pelo valor antecipadamente – é feito com base na diferença entre o valor que você receberia no final do grupo e o valor proposto pelo comprador. 

Assim, se o valor da taxa de deságio for menor do que o valor dos juros e multas decorrentes da dívida, vale a pena concluir a venda. 

Atualmente, existem diversas calculadoras online capazes de realizar esse cálculo rapidamente e, no caso de dúvidas, um corretor de consórcios especializado sempre deve ser consultado. 

Como funciona a venda?

Vale a pena vender consórcio para pagar dívidas
Fonte da imagem: Pixabay

O consorciado que realmente opta pela venda consegue fazê-la de forma bastante simples e descomplicada.

É preciso entrar em contato com a administradora do consórcio para informar que deseja fazer a venda, pois ela será responsável por autorizar ou não a transação de transferência da cota. 

Em seguida, é só consultar uma empresa especializada nesse tipo de negócio e comunicar o desejo para que se iniciem os trâmites necessários.

Alguns dados serão pedidos para a análise da transação, como seu nome completo, telefone, email, administradora (banco), grupo, número da cota, tipo e valor do bem, quantidade de parcelas pagas e pendentes, dados sobre a contemplação da carta, entre outros. 

Todas essas informações serão checadas para garantir que está tudo certo e que o consórcio pode ser vendido. É também a partir delas que o valor da proposta será calculado. 

Avalie bem a oferta para ter certeza de que ela é vantajosa para você e, se estiver tudo certo, é só fechar o negócio para receber o dinheiro em conta. 

Leia também: Número de telefone do Banco Neon: Descubra Já!

Como fazer um negócio seguro?

Cair em golpes é sempre ruim, mas quando estamos em uma situação financeira delicada, pode ser ainda pior. 

Por isso, para evitar sustos e perda de dinheiro, alguns cuidados são necessários na hora de vender seu consórcio. 

Jamais é recomendado fazer negócio diretamente com pessoas físicas. Existem muitos golpes no mercado, como transferências falsas de dinheiro. E isso podem ser aplicados de forma tão sutil que levam o consorciado a entrar em armadilhas.

Entre em contato com uma empresa de confiança, que seja especializada na compra e venda de consórcios e cartas de crédito contempladas. E que, além de segurança, oferecem as melhores condições e ofertas para você escolher.