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A Importância Da Presença Digital: Porque Transformar Seu Negócio Em E-Commerce

A internet tem a capacidade de tornar as distâncias menores e as audiências muito maiores. Por sua vez, a presença digital faz uma ponte entre o seu negócio e os seus clientes.

Por isso, transformar seu negócio em e-commerce é estar em uma vitrine para o mundo, não limitando seu público com potencial de compra a apenas a população das proximidades do seu estabelecimento. Você tem a oportunidade de atingir especificamente o público que idealizar, sem a limitação de fronteiras.

Por isso, vamos abordar hoje como você pode realizar esta mudança e, também, lhe deixaremos ciente da importância da presença digital. Em outras palavras, de estar sempre presente na internet, seja onde seu cliente estiver: sempre com produtos e ofertas interessantes para seu público-alv. Além disso, muito conteúdo relevante para aumentar a captação de clientes.

Por que transformar um negócio em e-commerce?

Presença Digital

O e-commerce é uma tendência tecnológica, assim como várias outras pequenas funções do nosso dia-a-dia: chaleiras foram substituídas por chaleiras elétricas, fornos deram espaço ao micro-ondas e o rádio e a TV cada vez cedem mais espaço aos celulares e computadores. Agora, finalmente, chegou a vez das lojas físicas darem lugar às lojas virtuais.

Um negócio digital é mais simples de administrar do que um negócio físico: não há a necessidade de treinar um time presencial de atendimento, o controle de caixa é terceirizado. Além disso, possui taxas baixíssimas o investimento no espaço físico se limita apenas ao armazenamento. E o marketing para popularizar a marca pode se limitar ao marketing digital e ainda sim ser suficiente para tornar a marca 100x mais bem-sucedida do que uma marca que investe no marketing tradicional.

Além disso, o custo também acaba sendo menor pelos mesmos motivos que a gestão se torna mais simples.

Já do ponto de vista do consumidor, por mais que tenha demorado um pouco para que as pessoas pudessem passar a confiar na internet como um espaço seguro para fazer compras, esta realidade mudou e todos os incentivos possíveis estão em fazer compras online:

  • Maior segurança (menos risco de assaltos).
  • Menor custo com locomoção (ao invés de buscar e perder tempo, tudo chega na porta de casa).
  • Os produtos são mais facilmente comparáveis.
  • O custo dos produtos é frequentemente menor do que em um lugar físico.

Se deparando com este cenário, como não querer transformar seu negócio em um e-commerce, não é verdade? Por isso é crucial estabelecer presença digital, e é este o nosso próximo passo neste artigo.

Como transformar meu negócio em e-commerce?

A maioria das ferramentas de criadores de sites online te fornecem domínios gratuitos. Além disso, não é necessário a contratação de uma equipe de programação à parte apenas para a estruturação do seu canal digital.

As ferramentas são intuitivas e simplificadas e têm a intenção de permitir que o próprio dono do negócio consiga modelar o visual e funcionalidade do site. Assim, você tem mais autonomia para gerir seu e-commerce, e consequentemente poupa muito dinheiro também.

Depois de criar o seu site, não pare por aí: invista na divulgação da sua marca através de marketing de conteúdo nas redes sociais. Mantenha contato com o público de interesse e apresente para a audiência todos os benefícios que ela pode ter ao adquirir um produto seu.

Em seu site e perfis de redes sociais, deixem bem claro quais são os valores da sua marca e os diferenciais que ela possui. Assim, sempre que um cliente adquirir um produto seu, ele entenderá que estará investindo em algo muito maior do que uma simples loja. Será um investimento em uma aposta, que promete tentar melhorar o mercado, investir em um setor, fazer caridade, desenvolver pessoas, etc. Deixe claro que sua marca não é apenas uma marca.

Para estes momentos, entenda que o marketing digital será o seu melhor amigo neste momento, pois mesmo que você não tenha um objetivo tão grande ou nobre com sua empresa, só de você estar compartilhando um conteúdo de qualidade gratuitamente já é suficiente para que seu lead olhe para você e veja um motivo maior para investir no seu negócio, se tornando seu cliente.

Aproveite as oportunidades

Principalmente no final do ano, com as promoções da Black Friday e as queimas de estoque, investir em transformar seu negócio em um e-commerce pode ser muito eficiente para uma maior rentabilização dos seus lucros. Afinal, com estratégias de comunicação (marketing) corretas, é possível atingir toda a população do território nacional e aumentar as chances de crescimento de vendas.

Utilize templates de landing pages voltadas para a conversão de venda de produtos em seu site para despertar ainda mais o senso de compra do seu público-alvo. O resultado, será o aumento do volume de vendas e o sucesso da sua campanha.

Além disso, busque por um criador de site que seja completo e de fácil utilização.

Como tirar mais do marketing digital? Veremos logo abaixo.

Como estabelecer a presença digital do meu negócio

Estabelecer a presença digital significa ser facilmente encontrado pelo Google e outros buscadores. Além estar presente nas grandes plataformas de venda de produtos e criação de conteúdo e ter uma identidade visual bem definida, profissional e fácil de reconhecer. Se você tem tudo isso, não há como o seu cliente ideal não ter contato com você em certo momento enquanto navega pela internet.

Mas calma lá! Um passo de cada vez! Primeiramente vamos abordar como você pode se tornar encontrável pelo Google e outros buscadores.

SEO: Search Engine Optimization

O termo SEO, vindo do inglês, é a base de funcionamento da relação de todo site com um mecanismo de busca (Google, YouTube, Bing, Yahoo, entre outros). Isto é, através desta estratégia é que é possível estabelecer um vínculo entre um site e o tipo de conteúdo que ele aborda. Vamos por partes.

Primeiramente, um site é dividido por várias páginas: produtos, serviços, sobre, menu inicial, contato, etc. Para cada página, porém, o foco é diferente: em uma você quer demonstrar o que a empresa faz e no outro você quer demonstrar a experiência dela, por exemplo.

Logo, para cada uma delas, há um termo diferente para classificá-la, descrevendo o conteúdo sobre o qual ela se trata. Em outras palavras, cada página do site remete a uma palavra-chave.

Quando você classifica uma página específica do seu site com uma palavra-chave, o Google pode entender o foco da página, analisar o conteúdo dela e atribuir uma pontuação de ranqueamento a ela. Chamamos isso de Google Ranking.

Assim, as estratégias de SEO tem como objetivo subir o Google Ranking de um site, para que quando uma pessoa venha a pesquisar uma palavra-chave no buscador do Google, o site em questão apareça entre as primeiras posições da página de resultados.

Estar presente nas primeiras posições, obviamente, faz subir o número de acessos drasticamente. Por isso, invista em SEO para fazer seu site gerar tráfego orgânico intensamente.

Para compreender melhor, recomendamos a leitura do artigo dicas para seu site aparecer na Primeira Página do Google.

Omnichannel

Ao montarmos um negócio físico, sempre temos a preocupação referente a eficácia do “ponto”: o lugar é movimentado? É seguro? O comércio é forte? Entre outras questões também. Porém, na internet, desde que tenhamos um site otimizado (SEO bem-feito), o nosso ponto é eficiente e gera resultados.

Fazendo outro parênteses entre o negócio físico e o digital, trazemos aqui a comparação com um espaço de shopping, que nada mais é do que um ponto de grande sucesso, segurança e de forte comércio garantido. Neste caso, não somos donos do ponto, mas podemos montar nosso espaço e utilizar o nome da nossa marca para atrairmos os clientes.

É possível fazermos isso também na internet: é o que chamamos de marketplaces. Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, entre outros: existem muitos marketplaces de sucesso no Brasil, que podem intensificar o volume das suas vendas.

Por isso, quando pensamos em estabelecer a presença digital e transformar nosso negócio em um e-commerce, ter apenas um site é reduzir as possibilidades de venda. Especialmente porque é muito fácil acessar um marketplace e os custos são incomparavelmente menores do que abrir uma loja em um shopping.

O conceito de omnichannel é estar presente nos canais em que seus potenciais clientes estão, e marketplaces, redes sociais e o YouTube são certamente alguns desses.

Identidade Visual

Empresa de impacto é aquela que fica na memória e que é facilmente reconhecida, mesmo quando não se está pensando no assunto sobre o qual ela aborda.

Quando você ouve por aí: “amo muito tudo isso”, “… não tem preço”, “pode ser bom…”, de vez em quando você não lembra de certas empresas que não tem nada a ver com a conversa? Estes slogans são alguns dos melhores da história e têm papel crucial na identificação de marca.

Além do slogan, nome, cores e logotipo são os outros 3 principais componentes da identidade visual de uma marca. Dê o devido valor ao visual da sua marca e busque por um profissional capaz de conectar os aspectos visuais aos valores da sua marca. Fazendo isso, tornará ainda mais relevante e memorável.

Transformando seu negócio em um e-commerce com presença digital

No empreendedorismo contemporâneo, não há como evitar: o investimento na presença digital da marca é crucial para seu sucesso.

No entanto, isso não implica que, caso você já possua um negócio físico, você terá que fechar as portas. Muito pelo contrário: um negócio físico que também atende online atinge a população que está nas ruas e ainda tem o hábito de comprar presencialmente, o que é um lugar a mais no omnichannel.

Por isso, não hesite em continuar com o negócio físico ao iniciar um movimento para o empreendedorismo digital. Suas operações devem ser administradas separadamente para obter melhores resultados de gestão. Mas a credibilidade que ambos os investimentos virem a gerar será sempre para os dois formatos de negócio.