Ferramentas Gratuitas para SEO

Conheça 6 ferramentas de gratuitas de SEO para otimizar o ranqueamento do seu site no Google. Com isso, você poderá obter tráfego orgânico e aumentar a receita de seus negócios online.

Ferramentas gratuitas para SEO

As estratégias de SEO auxiliam na criação de conteúdos relevantes, ajudando a página a ganhar mais destaque nos resultados de busca do Google. Com as ferramentas certas, você consegue aumentar o fluxo no seu site e ampliar as conexões com parceiros e consumidores, além de se tornar autoridade no assunto.

Com um projeto de SEO, é possível criar uma metodologia específica para o seu negócio por meio de boas práticas de criação de conteúdo e a busca constante por melhorias. Assim, fica mais fácil otimizar o seu site e garantir que o usuário tenha uma excelente experiência de uso na página.

Lista com Ferramentas gratuitas de SEO

Confira abaixo 6 ferramentas gratuitas de SEO que te ajudarão a construir as melhores estratégias para a sua empresa.

Google Search Console

Fazer com que consumidores e usuários encontrem a sua página com facilidade é um dos princípios das técnicas de SEO. Com o uso correto das ferramentas, você consegue conectar mais pessoas a seus conteúdos ou serviços, aumentando significativamente o acesso no seu site.

O Google Search Console ajuda desenvolvedores e proprietários de sites, assim como profissionais da área de marketing, a terem um panorama sobre os resultados de suas páginas no mecanismo de busca.

Com o recurso, você consegue monitorar o desempenho da sua página e ter acesso a informações sobre tráfego, incluindo números de impressões, cliques, CTR, entre outros índices.

A ferramenta fornece, ainda, informações sobre como o Google rastreia, indexa e exibe os sites. Isso  por meio de relatórios com as principais métricas da web, ações de inspeção de URL com dados da página e impressões, além de avisos a respeito de possíveis ameaças no site.

Semrush

O software de SEO oferece as ferramentas necessárias para você aumentar a visibilidade do seu site por meio de funcionalidades de pesquisa específicas, testes de usabilidade, rastreamento e relatórios.

Porém, é importante mencionar que apenas alguns recursos da plataforma são gratuitos. Caso o usuário prefira, é possível ter acesso às principais soluções em uma versão teste ou, ainda, utilizá-las com certas limitações na opção gratuita.

Uma das ferramentas mais utilizadas do Semrush sem dúvidas é a Keyword Magic Tool, o maior banco de dados de palavras-chave do mundo. A solução é ideal para pesquisa de palavras e termos para inserir no conteúdo do seu site.

A versão gratuita oferece 10 pesquisas de palavras por dia, além de acesso a sugestões de termos para aprimorar o seu conteúdo. Semrush On Page SEO Checker, SEO Writing Assistant e SEO Content Template são as principais ferramentas disponíveis.

Além disso, o usuário consegue gerar relatórios em PDF para analisar os resultados de suas páginas e criar estratégias de marketing mais assertivas.

Google Analytics

Ferramenta de SEO mais famosa do mundo do marketing, o Google Analytics fornece informações sobre dados de acesso, comportamento dos usuários no site, tráfego orgânico e demais análises. A plataforma possibilita a realização de testes e auxilia na criação de estratégias para otimizar o seu site, melhorando seu posicionamento no mecanismo de busca.

Com uma interface simples e fácil de usar, o Google Analytics oferece informações importantes sobre os acessos de seus usuários, como a fonte (de onde eles vieram), através de qual dispositivo, o perfil dos visitantes, entre tantos outros dados que podem contribuir para o desempenho do seu site.

WooRank

A ferramenta gratuita de SEO possui recursos avançados de rastreamento de palavras-chave, análise de concorrentes e monitoramento de sites. Com o WooRank é possível ter acesso a informações relevantes para auxiliar na otimização da página, como gestão do conteúdo, gerenciamento de links, relatórios, tráfego e usabilidade.

Yoast

A plataforma ajuda a aumentar o tráfego orgânico em sites e blogs hospedados no WordPress por meio de práticas de SEO. Palavras-chave, contador de links internos e recursos para criar conteúdos mais assertivos ajudam na otimização da sua página.

O Yoast utiliza um plugin específico para lojas virtuais, caso você queira aprimorar a experiência do usuário no seu e-commerce, além de aumentar os acessos no seu site. A ferramenta ainda conta com recursos para otimização de vídeos, um dos formatos  de conteúdo mais consumidos atualmente, assim como recursos para sites de notícias e informações.

Help a Reporter Out

Mais conhecida como HARO, a plataforma conecta jornalistas a fontes para que eles mencionem o seu negócio na imprensa. Dessa forma, é possível estabelecer sua marca como especialista, virando uma autoridade no assunto. Além de ser uma maneira interessante e gratuita de impulsionar o seu SEO, proporcionando aumento do tráfego orgânico no seu site.

Com as ferramentas certas, fica mais fácil criar as estratégias necessárias para melhorar o ranqueamento da sua página, tornando o seu conteúdo mais relevante para os mecanismos de busca e para os usuários.

Confira também: O que é como usar o Google AdSense?

Quais dessas ferramentas gratuitas para SEO você ainda não utiliza? Comente logo abaixo!

123 Notícias

Outros artigos