Pular para o conteúdo
Início » Para que serve o Magnésio Dimalato?

Para que serve o Magnésio Dimalato?

Provavelmente você já ouviu sobre a importância da suplementação de magnésio sendo popularizada nas mídias, mas afinal, para que serve o magnésio e seu principal tipo para suplementação, o magnésio dimalato?

O magnésio é um mineral fundamental para quase todos os sistemas e processos metabólicos, participando em mais de 350 reações enzimáticas incluindo a produção de energia, metabolismo da gordura, carboidratos e aminoácidos.

Ele também favorece a absorção de cálcio e o desenvolvimento saudável dos ossos, está envolvido no transporte ativo de íons cálcio e potássio pelas membranas celulares, essencial para a transmissão do impulso nervoso, contração muscular e manutenção do ritmo cardíaco normal.

Atletas também podem se beneficiar da suplementação com magnésio dimalato, uma vez que ele auxilia na melhora da performance ao reduzir cãibras e atuar contra a fraqueza muscular.

O magnésio em si é encontrado em diversos alimentos como sementes, cereais integrais, legumes, verduras de folhas verde escuras, frutas, carnes e peixes.

O que é magnésio dimalato
Imagem: pixabay

Em geral, uma alimentação natural balanceada e variada seria capaz de proporcionar a dose diária recomendada de magnésio. Porém, a má alimentação e a baixa qualidade do solo faz com que parte da população sofra da insuficiência desse mineral.

Segundo estudo de Campos et al. (2017) 70% dos brasileiros têm deficiência desse mineral causada pela ingestão inadequada de micronutrientes.

Wolf (2017) constatou que 15% da população mundial sofre com hipomagnesemia. Esses baixos níveis de magnésio foram associados ao aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares. 

Por isso, em alguns casos, a suplementação com magnésio pode ser indicada. Entre os principais tipos de suplemento, o de magnésio dimalato se destaca.

O que é magnésio dimalato?

O Magnésio Dimalato é uma forma de magnésio que pode ser mais facilmente absorvida pelo organismo em comparação com as outras formas de suplementos de magnésio existentes no mercado.

Sua alta biodisponibilidade é obtida ao se combinar uma molécula de magnésio a duas de ácido málico. 

O ácido málico é naturalmente encontrado em diferentes frutas, sendo o responsável pelo sabor azedo. 

No organismo humano, o ácido málico é um dos intermediários do Ciclo de Krebs, uma série de reações que converte macronutrientes em energia para as células.

Dessa forma, além de ser melhor aproveitado pelo organismo, o magnésio dimalato pode ser usado como auxiliar de várias condições de saúde, atuando no sistema nervoso, na saúde de coração, sistema imunológico, muscular, produção e regulação de hormônios, redução dos níveis de açúcar no sangue, entre outras funções.

Indicações do magnésio dimalato

O magnésio é utilizado para auxiliar diversos processo no organismo humano, entre os usos mais comuns e conhecidos está a prevenção de doenças cardiovasculares. 

Nos vasos, o magnésio auxilia na diminuição do acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos e na liberação de óxido nítrico e prostaglandinas, responsáveis pelo relaxamento vascular. 

Por ser cofator na bomba de sódio-potássio, desempenha um papel importante na

estabilidade e da excitabilidade das células cardíacas. 

Outro uso comum do magnésio é como auxiliar no controle da diabetes, já que atua em enzimas responsáveis pela metabolização da glicose e secreção de insulina.

Ao participar da contração muscular e produção de energia, a suplementação com magnésio dimalato pode ajudar a melhorar o desempenho físico, reduzir câimbras e potencializar a recuperação muscular.

O magnésio serve também como auxiliar na prevenção da osteoporose ao ajudar a manter os ossos fortes.

Outra possível indicação é a saúde mental e auxiliar na melhora do humor ao estar relacionado com a produção de serotonina, neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade.

Resumidamente, as principais indicações do suplemento de magnésio dimalato são:

•         Melhora o desempenho físico;

•         Combate e prevenção de lesões musculares, câimbras e fadiga muscular;

•         Auxiliar no aumentar o sistema imunológico;

•         Auxilia no fortalecimento dos ossos e no combate a osteoporose;

•         Auxilia no funcionamento cardiovascular e na prevenção de doenças cardiovasculares;

•         Auxilia na redução da pressão sanguínea;

•         Auxilia a reduzir os níveis de colesterol;

•         Auxilia na prevenção do diabetes;

•         Promove o bom funcionamento do cerebral;

•         Ajuda a combater a depressão e o estresse;

•         Ajuda a diminuir a insônia;

•         Atua contra o envelhecimento precoce.

Melhor suplemento de magnésio dimalato

A suplementação de magnésio geralmente é recomendada em casos de deficiência desse mineral, seja por ingestão inadequada ou problemas de absorção e excreção. 

suplemento de magnésio dimalato
Imagem: pixabay

Entre as diversas apresentações comerciais para a suplementação de magnésio disponíveis no mercado, uma das formas mais utilizadas é o magnésio dimalato.

O Magnésio Dimalato Nutriblue auxilia na reposição dos níveis de magnésio necessários para o bom funcionamento do organismo.

Esta é uma poderosa fonte de magnésio e ácido málico capaz de proporcionar os benefícios deste mineral quando em doses adequadas.

A forma dimalato é especialmente indicada para auxiliar pacientes com fibromialgia, uma vez que sua associação de magnésio com duas moléculas de ácido málico melhora os níveis de energia e a função muscular.

Como menos de 1% da concentração total de magnésio está presente no sangue, os testes existentes não são muito eficazes para avaliar o estado total desse mineral no corpo.

Por isso, mesmo que sejam observadas concentrações séricas normais de magnésio, sua deficiência pode ocorrer em nível intracelular.

Converse com seu médico ou nutricionista, sobre a dose recomendada e a possível suplementação de magnésio para seu caso.

Confira também o passo a passo de como interpretar as mirações da ayahuasca.

Você encontra na Nutriblue o suplemento de magnésio dimalato em embalagens com 60 cápsulas de 700mg que oferecem 100% da Ingestão Diária Recomendada.