Pular para o conteúdo
Início » Sistema para clínicas é eficiente para soluções financeiras?

Sistema para clínicas é eficiente para soluções financeiras?

Sistema para clínicas é eficiente para soluções financeiras

Afinal, sistema para clínicas é eficiente para soluções financeiras? Leia o nosso artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

A saúde financeira de uma empresa é indispensável. Sem ela, é impossível fazer uma boa gestão, comprar os insumos necessários para a operação, manter funcionários e, consequentemente, a qualidade do atendimento fica comprometida. 

Essa realidade não é diferente quando nos referimos aos estabelecimentos médicos, sejam eles grandes hospitais, clínicas ou consultórios. 

Afinal, é preciso ter controle de toda entrada e saída de dinheiro, que ocorre por meio de transações como pagamento de consultas particulares, repasses de convênios médicos, pagamento de funcionários, compra de produtos e equipamentos, entre outros. 

A situação é ainda mais desafiadora se considerarmos a quantidade de informações existentes dentro de um estabelecimento desse tipo, como prontuários, históricos de pacientes, informações cadastrais, etc.

Então, como lidar adequadamente com todos esses dados e, ainda por cima, fazer uma boa gestão de recursos para manutenção do funcionamento e também investimentos em novas tecnologias e modernização?

Mais do que transparência e funcionários competentes e especializados em administração, é preciso ter uma forma de organizar esses dados de maneira confiável, para que possam ser acessados facilmente quando necessário.

Por isso, contar com um software para clínicas é o mais indicado, uma vez que esse tipo de programa tem uma capacidade impressionante de armazenamento e permite a organização adequada de todos os dados. 

Confira a seguir as vantagens de migrar as informações financeiras de seu estabelecimento para um sistema médico e saiba mais sobre o funcionamento dessa tecnologia. 

Por que adotar um software para soluções financeiras?

Como dito anteriormente, não podemos nos esquecer que clínicas e consultórios médicos são estabelecimentos que também dependem de uma boa saúde financeira para o funcionamento adequado de seus serviços. 

E, como os softwares de gestão para clínicas e consultórios médicos estão cada vez mais modernos e completos, eles já oferecem soluções na área das finanças para facilitar o trabalho do setor e reduzir problemas decorrentes de uma má organização. 

Ainda é muito comum que os estabelecimentos médicos utilizem métodos defasados para controlar a receita, como livros caixa, planilhas do excel, anotações em cadernos, entre outros, que são muito demorados e podem induzir a erros. 

Com um software para clínicas, a realidade financeira pode ser observada com muito mais atenção, o que permite inclusive evitar crises decorrentes de momentos de baixa arrecadação.

O programa permite enxergar, de forma clara, os recursos disponíveis, tornando possível fazer investimentos seguros e melhorando a qualidade dos serviços prestados, sem comprometer os fundos de reserva. 

Assim, a gestão do estabelecimento médico pode inclusive fazer planejamentos no longo prazo, uma vez que esse tipo de programa leva em consideração contas recorrentes e oferece previsão bastante apurada de entradas e saídas financeiras.

Tudo isso é feito de forma muito rápida e prática, economizando tempo e gastos com recursos humanos a mais para viabilizar a operação.

Além disso, o software já leva em conta todas as informações necessárias, evitando erros que poderiam ocorrer no caso de esquecimento de algum fator na hora dos cálculos manuais. 

Mais segurança

Outra vantagem indiscutível do uso dos sistemas médicos para soluções financeiras é a segurança que o programa proporciona para os dados nele inseridos. 

Por ter armazenamento na nuvem, o programa torna possível uma melhor gestão dos dados, sem o risco de perdas de documentos e informações importantes. 

Além disso, com esse tipo de programa é possível ter acesso aos dados onde, como e quando for necessário, proporcionando acompanhamento cuidadoso, evitando assim erros e fraudes que comprometem o funcionamento da clínica. 

Mesmo com essa possibilidade de acesso remoto, o armazenamento na nuvem é criptografado, o que impede o acesso e leitura de dados por pessoas não autorizadas.

Vale lembrar que o funcionamento dos softwares de gestão de clínicas também oferece segurança aos pacientes, uma vez que é adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a inviolabilidade de todas as informações anexadas a ele. 

Facilidades no pagamento 

Para conseguir atender a um maior número de pessoas, uma boa saída é oferecer uma gama maior de formas de pagamento, o que traz mais conforto e comodidade ao paciente.

Com um bom software para clínicas, além do dinheiro em espécie, é possível trabalhar com pagamento por cartão de crédito, débito, cheques e transferências online como o pix, tudo isso sem perder o controle das entradas e de forma muito organizada. 

Mais um ponto positivo em oferecer mais possibilidades de pagamento é a redução da inadimplência, mantendo sempre a arrecadação em níveis satisfatórios e evitando, assim, impactos negativos no financeiro da empresa.  

A redução nos números de devedores também é facilitada pelo eficiente controle proporcionado pelo software de gestão médica, que aponta essas informações e permite realizar a cobrança de forma pontual e adequada. 

Como fazer a transição do controle analógico para o digital?

Para migrar as informações financeiras do analógico para o digital é preciso, antes de mais nada, escolher um bom sistema médico, que assegure a inviolabilidade e integridade dessas informações. 

Em seguida, basta fazer um planejamento adequado, mapeando a situação financeira atual da clínica, passando as informações para o novo sistema para clínicas e treinando a equipe para que todos saibam lidar adequadamente com as novas funcionalidades. 

Assim, seu estabelecimento médico só tende a se beneficiar de todos os recursos que um programa altamente tecnológico oferece.