Como combater a flacidez de rosto e corpo

Para combater a flacidez do rosto, é essencial massagear o rosto com os dedos ou com um massageador facial, utilizar cremes à base de ácido hialurônico, resveratrol, colágeno, vitaminas E e C, e fazer uma alimentação rica em colágeno e antioxidantes.

Assim, a produção de colágeno e elastina na pele pode ser aguçada, combatendo a flacidez e melhorando a aparência da pele. Aliás, outro meio de estimular a formação de colágeno é por meio de tratamentos cosméticos.

Como, por exemplo, a radiofrequência, o peeling químico e o microagulhamento no rosto. Que vão ter que ser guiados por meio de um dermatologista ou fisioterapeuta dermatofuncional com base nas propriedades da pele. 

Então, algumas ótimas dicas de Como combater a flacidez de rosto.

Veja também: Como se Tornar uma Maquiadora de Sucesso.

Exercite-se

Combater a flacidez de rosto e corpo
Imagem: pexels.com

O exercício regular tem muitas vantagens para a sua saúde e pode até ajudar a combater a flacidez da pele. O exercício ajuda a fortalecer as fibras de sustentação da pele.

Aliás, no caso dos exercícios com pesos, como a musculação, o aumento da massa muscular ajuda a trazer mais volume para determinadas áreas, promovendo o “preenchimento” dessas áreas, diminuindo a impressão de flacidez e excesso de pele.

De acordo com a Daniela Fidellis (especialista em consultoria estética), a atividade física também ajuda a controlar o estresse, fator que estimula a síntese de cortisol, o que diminui a formação de colágeno. Pois, com menos cortisol, você pode fazer mais colágeno. Quanto mais colágeno, menos flacidez.

Tratamentos estéticos

O tratamento estético também é uma opção para combater a flacidez. É essencial que as características da pele sejam examinadas previamente por um dermatologista e um fisioterapeuta dermatofuncional para ser indicado a quantidade de sessões e o tratamento mais adequado.

No entanto, alguns tratamentos que podem ser postos ​​para combater a flacidez facial são:

Carboxiterapia

É feito por meio de pequenas injeções contendo CO2 para estimular o oxigênio e remover toxinas por meio da pele, tornando a mais jovem e firme.

Iontoforese

Trata se de um tratamento que envolve a colocação de uma pequena placa diretamente na ruga que se quer remover, contendo substâncias como, por exemplo, fosfatase alcalina, ácido hialurônico ou hexosamina para promover a penetração mais profunda dessas substâncias. 

Para aumentar a formação de novas células de colágeno que fortalecem a pele, reduzindo a ruga tratada.

Laser ou luz pulsada

São procedimentos feitos por aparelhos que emitem luz e calor como meio de melhorar a textura da pele e remover sinais, rugas e manchas.

Microcorrente

Melhora a nutrição e a oxigenação da pele, tem efeito ativador e também estimula os fibroblastos a produzirem mais colágeno em grande volume e qualidade.

Mesolift ou Mesoterapia

Múltiplas microinjeções na pele do rosto e pescoço, que têm substâncias rejuvenescedoras como vitaminas K, A, E, C ou B e ácido hialurônico para hidratar e regenerar a pele e reduzir a flacidez.

Microagulhamento com Derma Roller

Para estimular a formação de colágeno, um pequeno aparelho repleto de microagulhas é usado para deslizar pelo rosto para criar pequenos furinhos. O objetivo é ferir a pele, permitindo que o próprio corpo forme uma nova camada mais firme enquanto lida com a regeneração da pele.

Peeling químico

É feito por meio da aplicação de ácido no rosto que eliminam a camada mais superficial e média da pele. Impulsionando a formação de uma nova camada resistente e firme, que elimina todas as manchas no rosto, linhas de expressão, cicatrizes de acne e sulcos.

Radiofrequência

Trata se de um procedimento que usa um pequeno dispositivo para deslizar por meio do rosto para gerar calor para estimular a formação de colágeno na pele e melhorar seu tônus.

Esses tratamentos têm obtido bons resultados, mas vão ter que ser feitos como meio de tratamento. 

Sempre de maneira quinzenal ou mensal, com um período de manutenção de modo a manter os resultados ao longo do tempo e evitar a necessidade de recorrer a demais tratamentos, como Botox ou até plástica cirurgia.

Fazer uma massagem no rosto

A massagem facial também é um bom meio de combater a flacidez, pois o movimento que faz estimula a formação de colágeno, que promove a firmeza da pele e melhora sua aparência.

Além disso, a massagem facial pode ser feita somente com os dedos ou com um massageador facial correto. Recomenda se colocar um pouco de pressão ao fazer movimentos de baixo para cima.

Assim, para garantir o efeito de massagem e promover a hidratação da pele, você pode colocar um creme no rosto contendo vitamina B5 e/ou ácido hialurônico, por exemplo, em simultâneo, fazendo a massagem.

Invista em excelentes produtos de skincare

Busque produtos formulados com ácido hialurônico, invista em ingredientes com grande potencial hidratante e priorize produtos que estimulem a formação de colágeno, como cremes com zinco e vitamina C.

No entanto, para não errar ou gastar dinheiro com produtos que não funcionam, é melhor conversar primeiro com um dermatologista especialista em estética para saber o que funciona melhor para a sua pele.

Beber mais água

A hidratação adequada da pele ajuda a manter sua elasticidade, porque renova as fibras de colágeno, importantes para manter a pele firme e condicionada. 

Aliás, a água melhora a circulação e previne o inchaço devido à retenção de líquidos.

Veja também nosso artigo: Beber água faz bem para pele.

Atenção à alimentação

Pode parecer clichê, mas a alimentação também é um fator essencial quando se trata de flacidez da pele. Um dos melhores meios de reduzir, prevenir ou retardar a flacidez é prestar atenção à sua alimentação.

No entanto, a ingestão de frituras, alimentos ricos em sódio, embutidos e industrializados pode agravar esse problema. Pois, dificultam a formação de colágeno, responsável por meio da firmeza e elasticidade da pele.

Priorize alimentos ricos em antioxidantes, zinco, vitamina A, vitamina C e silício e, sobretudo, intensifique o uso de fontes proteicas no cardápio, como leite e derivados, ovos, carnes e frango.

Se você está tendo problemas para incorporar essas vitaminas em sua rotina, é sempre uma boa ideia ter um acompanhamento com um nutricionista? Sua pele agradece!

Cuidado com o sol

A exposição solar acelera a perda da elasticidade da pele e o processo de envelhecimento. No entanto, não economize no protetor solar, de preferência, acima do fator 30 e reaplicar a cada 2 horas. 

Aliás, use barreiras físicas, como chapéus e óculos, e tente se proteger na sombra caso trabalhe ou precise ficar exposto ao sol por longos períodos.

123 Notícias

Outros artigos