Pular para o conteúdo
Início » Como Economizar na Conta de Energia?

Como Economizar na Conta de Energia?

Fim do ano chegando e as contas só aumentando? Então, siga as nossas dicas sobre como economizar bastante na conta de energia!

Com os aumentos na conta de luz, muitas pessoas se perguntam como podem economizar luz. Mas, ações simples, como desligar as luzes ao sair de um cômodo ou não deixar a geladeira aberta muito tempo já auxiliam bastante.

No entanto, outras dicas e cuidados também são fundamentais: o ar-condicionado e o climatizador, por exemplo, não são vilões da economia de energia. Basta, para isso, escolher os modelos mais econômicos e seguir os cuidados propostos pelos fabricantes.

Veja como economizar na conta de energia?

Como economizar energia

A seguir, damos algumas dicas para economizar energia, na sua casa e empresa. Então, leia todo o conteúdo e fique ligado!

Aparelhos em stand by

Televisores e outros aparelhos pouco usados, quando estão em stand by, ou seja, com aquela luz vermelha acesa, também gastam energia. A dica é: se não estiverem sendo usados, tire-os das tomadas. Caso vá sair ou dormir, não deixe a televisão ligada. Desligue-a e só depois saia do cômodo.

Lâmpadas de LED 

Substitua as lâmpadas comuns pelas de LED na sua casa. Caso seja em uma empresa, coloque sensores de presença em alguns locais, como corredores, para não ter desperdício de energia.

Outra dica é manter os ambientes bem iluminados, com as janelas abertas, o que também melhora a circulação de ar. Pinte as paredes com cores claras, pois isso aumentará a iluminação e claridade dos ambientes internos.

Máquinas de lavar

Lave o máximo de peças de roupas que puder em uma única vez. Também siga as instruções do fabricante quanto à quantidade de sabão a ser utilizada. Deixe o filtro da sua máquina sempre limpo. Dessa forma, você evita sobrecarga e, consequentemente, maior gasto de energia elétrica.

Ar-condicionados

Use o aparelho de forma inteligente. Quando for comprar, adquira um de acordo com o tamanho do ambiente em que vai instalá-lo. Feche portas e janelas quando ele estiver ligado e, caso ninguém fique no local, desligue-o.

Mantenha o filtro de ar sempre limpo, compre aparelhos mais econômicos e não bloqueie a saída da ventilação. Outra dica é regular sempre a temperatura, para que o ambiente fique agradável.

Geladeiras

Verifique sempre a vedação de geladeiras e freezers. Evite também abrir e fechar os aparelhos muitas vezes. Não use a grade atrás da geladeira para secar roupas. Além de sobrecarregar o eletrodoméstico, isso gasta mais energia e pode ocasionar choques elétricos.

Deixe os refrigeradores instalados afastados da parede, dos raios solares, fogões e todo tipo de fonte de calor. Sempre regule o termostato de acordo com a estação do ano e evite o acúmulo de gelo nos congeladores e freezers.

Ferro de passar

Junto ao chuveiro elétrico, nosso próximo item é considerado um dos vilões da economia de luz. Então, ao comprá-lo, escolha um com menor potência e sempre passe o máximo de roupas que puder.

Passe as roupas com a temperatura indicada para cada tecido e, ao desligar o aparelho, aproveite o calor para passar os tecidos mais leves. Caso precise sair, desligue-o da tomada, assim você evita acidentes e é é uma forma de economizar energia.

Chuveiro elétrico

Tome banhos mais curtos, de 3 a 5 minutos. Desligue o chuveiro quando for se ensaboar. Outra boa dica é passar a chave de “inverno” para “verão”, pois isso economiza em até 30% a energia.

Evite mudar a chave com o chuveiro ligado, já que isso consome mais energia. Reutilizar resistências queimadas, além de perigoso, também aumenta o consumo de energia elétrica.

Além disso, ma dica de economia de energia tanto para a sua casa quanto para a sua empresa é investir em energia solar. Ela, além de ser sustentável, pode gerar bastante economia na sua conta de luz.