Pular para o conteúdo
Início » Dicas úteis para quem tem um animal de estimação

Dicas úteis para quem tem um animal de estimação

Dicas úteis para quem tem um animal de estimação

Todo mundo quer ter um animal de estimação. Mas com o desejo vem a responsabilidade de fazer o que for preciso para cuidar dele.

Por exemplo, você precisa de atividade física regular para levar uma vida saudável e feliz. Mas não só isso! Aqui estão algumas dicas sobre como manter seus animais de estimação:

VISITAR SEMPRE UM VETERINÁRIO

O mais importante a se notar é que, a partir do momento em que você assume um animal de estimação, você deve também consultar regularmente um veterinário.

animal de estimação

Sabendo que a vida útil de um animal de estimação é infinitamente menor do que a de um humano, você deve verificar sua saúde pelo menos uma vez por ano.

E no início, quando ainda filhotes, essas visitas podem ser mais curtas devido ao esquema de vacinação. A mesma coisa acontece à medida que envelhecem.

TER AS VACINAS SEMPRE EM DIA

Conforme mencionado acima, as visitas ao veterinário são importantes para manter as vacinas em dia. Além disso, essa é uma parte extremamente importante para a saúde do seu animal de estimação.

Na consulta inicial, o veterinário determinará o esquema de vacinação ideal para seu animal de estimação para protegê-lo de doenças típicas da raça. Em cães, a raiva, cinomose ou doença de Lyme,  que  são mais comuns.

Em gatos, a vacinação é importante para prevenir o herpes felino, além da raiva felina e leucemia, renovação anual, não apenas para animais de estimação jovens. Portanto, mantenha esse compromisso em mente antes de adotar um animal de estimação.

MANTER SEU PET IDENTIFICADO

Quando o impensável acontece e você perde seu animal de estimação, a identificação adequada é a chave para um possível final feliz para essa história de terror.

O básico aqui funciona bem… uma etiqueta na coleira com suas informações é o mínimo.

Se você puder fazer algo ainda mais seguro, instale um microchip de identificação, pois a coleira pode cair, ser retirada ou se soltar.

O microchip é um dispositivo eletrônico do tamanho de um grão de arroz que fica preso sob a pele do animal de estimação e pode ser escaneado para obter informações sobre este animal.

CASTRAR O ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Esterilizar seu animal de estimação evita uma variedade de preocupações, desde gravidez prematura até a ideia de reduzir animais sem-teto.

Esterilizar e castrar (remover o útero e os ovários) reduz o risco de câncer cervical e elimina o risco de câncer de mama. Ovário e evita que o animal entre no cio.

Isso reduzirá as chances de o animal querer fugir de casa em busca de um companheiro. Além disso, os homens são menos agressivos e marcam menos território, o que te beneficia quando se trata de cheiros.

A castração alivia a tensão e previne o câncer testicular nos machos.

A cirurgia de castração requer anestesia geral, mas geralmente é simples e tem poucos riscos para o animal de estimação.

DAR ALIMENTOS SAUDÁVEIS

Água fresca e limpa e alimentação saudável são requisitos básicos ao considerar a adoção de um animal de estimação.

A comida adequada para animais de estimação enriquecerá a vida do seu melhor amigo, fornecendo os nutrientes certos para maior energia e saúde.

Se você tem um gatinho, procure sempre uma dieta com um bom equilíbrio de proteínas, carboidratos e gorduras.

Estes ingredientes também são essenciais para os cães, mas os cães precisam de mais fibras para apoiar o sistema digestivo. Além de fornecer nutrientes, escolha uma ração adequada à idade, ao estado de saúde e ao nível de atividade do seu animal.

Dica: Seu veterinário pode ajudá-lo com isso.

MAIS CUIDADOS EM CASA COM O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Não são apenas os veterinários e os alimentos para animais de estimação que fazem um animal de estimação viver. A higiene diária é abundante e não deve ser negligenciada.

Bons hábitos de higiene, tomar banho regularmente, escovar os dentes e os pelos, aparar as unhas, um ambiente seguro … tudo isto é essencial para manter um dia a dia saudável para a sua família e seu animalzinho.

Se você mora em um apartamento ou casa, é importante ter rede de proteção nas janelas para evitar fuga ou queda acidental.

É seu dever manter seu animal de estimação seguro e aconchegante. Portanto, ofereça abrigos e postes para arranhar, caixas de areia, brinquedos. Faça o seu melhor para manter o seu animal de estimação feliz todos os dias.

Outro item realmente importante são os brinquedos … forneça produtos seguros. Cuidado com os brinquedos que podem causar asfixia.

 Substitua os brinquedos velhos e usados ​​por novos. Isso sempre trará alegria para o seu animal de estimação. Os cães adoram pequenas bolas.

Os gatos já adoram escalar e se segurar. Eles precisam de raspadores (para que não queiram tirar a carga de seus móveis) e brinquedos de parede modulares para pular de um lugar para outro.

Mas os gatos são animais naturalmente curiosos e querem sempre experimentar de tudo. Portanto, sempre tente manter sua casa segura.

SOCIALIZAÇÃO E TREINAMENTO

Certificar-se de que o seu cão ou gato está bem comportado é uma das coisas a ter em atenção. E faça isso quando for jovem.

O treinamento em higiene é uma prioridade por razões óbvias, assim como a parte básica da obediência.

Essas habilidades de socialização irão melhorar o relacionamento do seu animal de estimação com você, seus visitantes e outros animais de estimação. Um animal bem comportado será calmo e proporcionará essa tranquilidade também no seu dia a dia.

Portanto, se você seguir estas dicas básicas, você se tornará um ótimo tutor para seu animal de estimação. Vejo você na próxima vez!

Translate »