Motivos para contratar um seguro de vida

Foi-se o tempo em que ter um seguro de vida era exclusivo para quem tinha muito dinheiro. Hoje em dia, existem opções personalizadas que cabem no seu bolso. Sendo assim, preparamos este artigo com 6 motivos para contratar um seguro de vida.

Motivos para contratar um seguro de vida-compressed

Muitas pessoas ainda se questionam sobre a importância de fazer um seguro de vida. “Será que vale a pena?”, “não é melhor eu mesmo juntar o dinheiro?” e “quais os benefícios?” são algumas das perguntas que muitos brasileiros ainda fazem.

No entanto, o seguro de vida está entre uma das melhores medidas financeiras que qualquer pessoa pode fazer pelo bem-estar de sua família — e tudo isso por um preço acessível.

Por isso, separamos uma lista de motivos para contratar um seguro de vida que explicam os benefícios de aderir a um serviço desse tipo e como ele pode ajudar na saúde financeira da sua família.

1. Dá estabilidade financeira à sua família

Muitas pessoas não gostam de falar sobre o planejamento financeiro depois do falecimento do provedor da família, mas esse é um assunto importantíssimo para a manutenção do bem-estar familiar.

Se o provedor da família vier a óbito, todos os seus dependentes podem se ver sem a capacidade de manterem os seus custos básicos e viver com dignidade.

Além disso, quando a morte é inesperada (quando causada por um acidente, por exemplo), o planejamento financeiro fica ainda mais difícil, pois, de uma hora para a outra, a pessoa que sustentava a família acaba falecendo.

Por isso, ter um seguro de vida é a forma mais simples e garantida de a família continuar a arcar com os seus custos mesmo após o falecimento do provedor.

2. É fácil de resgatar

Ainda que o provedor da família tenha imóveis, títulos de renda fixa, ações ou até mesmo seja dono de uma empresa, todo o processo de sucessão de bens pode demorar um bom tempo por causa do processo de inventário.

Além disso, existe o imposto sobre herança (ITCMD), um imposto estadual que consome uma porcentagem do total de bens. Geralmente, ele fica entre 2 e 8%, dependendo do estado.

No entanto, o seguro de vida não passa por nenhum desses processos, podendo ser resgatado de forma muito mais fácil.

Por isso, ter um seguro de vida é uma forma de garantir o sustento da sua família enquanto eles não recebem os bens de herança.

3. É barato de manter

A maioria das pessoas tem a impressão de que um seguro de vida é algo caro e acessível apenas para a porção mais rica da população.

No entanto, o mercado de seguro de vida se desenvolveu muito nos últimos anos no Brasil, e hoje é possível encontrar ótimos seguros de vida por preços bastante acessíveis.

Além disso, é possível personalizar o seu seguro de vida para que ele atenda às suas necessidades e, ao mesmo tempo, não pese financeiramente.

4. Não incide a cobrança de imposto de renda

Um benefício tributário muito importante é o da isenção do imposto de renda, o que garante que 100% do valor irá para as mãos dos beneficiários.

Enquanto alguns fundos de investimentos e imóveis possuem diversos impostos e taxas, como o come-cotas, IOF, imposto sobre ganho de capital e outros, o seguro de vida não possui nenhuma dessas taxas.

Por isso, essa é uma forma de garantir que mais dinheiro vá para os seus beneficiários.

5. Ajuda a se organizar financeiramente

Muitas pessoas falam que, ao invés de pagar um seguro de vida, é melhor guardar mensalmente o valor para ter um montante maior no futuro.

Isso pode ser verdade, caso a pessoa faça os investimentos adequados, mas existem dois problemas nessa afirmação. O primeiro é que a pessoa precisa saber investir; o segundo é que a maioria das pessoas não consegue guardar dinheiro todos os meses.

Basta uma emergência na família ou uma compra mal planejada para todo esse dinheiro em caixa ser gasto num piscar de olhos.

Além disso, como foi falado no motivo 2, o dinheiro em caixa passa pelo processo de inventário e não está disponível imediatamente após o falecimento.

6. Te dá auxílio para saúde

O seguro de vida é muito mais do que um dinheiro que seus descendentes recebem na hora do seu falecimento: é o auxílio para muitas questões de saúde.

Por exemplo, caso você chegue a ter uma doença que cause invalidez, você pode receber integralmente o valor do seu seguro de vida ainda em vida. O mesmo vale para outras doenças de menor gravidade, mas o resgate tende a ser parcial.

Além disso, um bom seguro de vida pode arcar com as despesas do seu funeral e até mesmo de parentes próximos, como cônjuges e filhos. Muitos seguros desse tipo também pagam diárias em hospitais e até mesmo medicamentos. Por isso, o seguro de vida é uma solução completa para o bem-estar da sua família.

Confira também notícias sobre: Norma regulamentadora NR 13

Percebeu que existem diversos motivos para contratar um seguro de vida? Reservamos o espaço abaixo para você deixar sua opinião sobre o assunto.

123 Notícias

Outros artigos