Como Começar a Praticar Surfe?

Afinal, Como começar a praticar surfe? Esse esporte exige paciência e escolha da prancha ideal, além de um bom instrutor.

O surfe é um esporte que tem crescido muito no Brasil e, quando vemos surfistas como Gabriel Medina e Filipe Toledo ocupando as primeiras posições no ranking mundial, a vontade de aprender a surfar cresce ainda mais.

Inclusive, você pode praticar o esporte apenas por diversão, enquanto estiver hospedado em parques e resorts. Basta confirmar com o local se a atividade faz parte dos passeios. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como começar a praticar surfe de forma segura para você aproveitar cada onda e se divertir. Confira!

Procure uma escola profissional ou alguém que tenha experiência

Começar a surfar sozinho não é impossível, mas para facilitar esse processo, procure uma escola profissional no assunto. Outra sugestão é aprender com alguém que já tenha experiência, assim você poderá aprender os conceitos básicos, regras e técnicas do surfe, além de ter acesso a dicas e o suporte necessário para ter a melhor experiência com o esporte.

Escolha a prancha adequada

É muito comum que novatos peçam emprestada a prancha de algum amigo, mas muitas vezes o tipo de prancha não é ideal para iniciantes e pode dificultar a prática.

Como começar a praticar surfe

Nesses casos, existem pranchas específicas e normalmente as mais indicadas são modelos que possuem maior estabilidade e flutuação, além de pranchas mais espessas e compridas. Confira, a seguir, os modelos mais indicados:

Funboard: esse modelo, também conhecido como Malibu, é uma ótima opção para começar a praticar surfe. O modelo possibilita um bom volume e é bastante espessa. Essas características dão estabilidade para que o surfista iniciante se sinta mais seguro e confiante. Além disso, essa prancha é versátil e muito útil para quem não tem preparo físico, já que é possível realizar manobras que não exigem muito esforço.

Mini tank: por possuir ótima remada e bastante estabilidade, é um modelo muito indicado por quem está começando a praticar o esporte. O modelo mini tank tem ótima flutuação e boa mobilidade, sendo ideal para surfar por ondas mais fracas e menores. Além disso, assim como a prancha funboard, esse modelo é mais largo, espesso e comprido, garantindo mais estabilidade ao surfista iniciante.

Conforme for evoluindo, você pode optar por outros modelos, mas para aprender a surfar é importante priorizar esses modelos mencionados acima.

Escolha a praia adequada para o surfe

Encontrar bons locais para iniciar as aulas é outro ponto importante para aprender a surfar. Então, opte por uma praia mais vazia, com menos pessoas na água. Além disso, é preciso avaliar o tamanho e a força das ondas. Portanto, escolha uma praia que tenha o mar mais calmo, com ondas menores e suaves.

Outro ponto importante é saber se a areia é escorregadia, firme e se há crateras. Então, antes de iniciar as aulas, é necessário avaliar esses fatores. Essa avaliação pode ser feita pelo instrutor, já que ele possui mais experiência no assunto.

  1. Seja paciente e mantenha a calma

Um dos passos mais importantes para começar a praticar surf é ter paciência e manter a calma. Algumas pessoas tendem a ter mais facilidade e outras não: isso pode gerar muita insegurança, ansiedade e dificultar a prática.

Sendo assim, respeite sempre os seus limites, estabeleça uma rotina de treinos, reserve tempo para as aulas e cumpra todas as etapas de aprendizagem passadas pelo seu instrutor.

2. Prepare-se fisicamente

O surfe é um esporte que exige certo preparo físico, diferentemente de outros esportes que, conforme a prática, você ganhará mais resistência. Então, crie uma rotina de treinos, alongamentos e, se possível, associe o surfe com natação, por exemplo. Isso trará mais força e resistência à musculatura, além de fôlego para pegar as primeiras ondas e aprender a surfar mais rápido.

Leia também sobre a vida do fisiculturista Ramon Dino

Seja para curtir uma viagem, pegar onda como hobby ou até mesmo para se tornar um surfista profissional, é necessário ter bastante foco, determinação e paciência para alcançar os objetivos. Seguindo essas dicas básicas, você poderá começar a praticar o surfe e terá a melhor experiência com o esporte.

123 Notícias

Outros artigos