Pular para o conteúdo
Início » Bull Terrier: Um cachorro carinhoso e muito ativo!

Bull Terrier: Um cachorro carinhoso e muito ativo!

Impossível não reconhecer um Bull Terrier! Sua cabeça oval é única no mundo, mas não é só essa sua característica física.

O Bull Terrier é antes de tudo um cachorro compacto e musculoso, o que ele herdou de seu passado como cão de combate.

Mas antes de adotar um Bull Terrier, é melhor conhecer mais sobre sua personalidade, se é fácil de adestrar, se gosta de crianças…

Vamos descobrir juntos tudo sobre o Cachorro Bull Terrier ?

Bull Terrier – Conheça curiosidades sobre a raça

Bull Terrier
Imagem: pixabay.com

Características físicas

O Bull Terrier possui uma aparência marcante, com cabeça oval e focinho comprido, além de um corpo bem musculoso.

Quando adultos, como orelhinhas ficam apontados para cima, e outra característica que chama bastante a atenção é a cauda curta, que geralmente fica na horizontal.

O Bull Terrier na cor branca é o mais comum, mas você pode encontrar outras diferenças sobrepostas, pretas, vermelhas, tigrado fulvo e tricolores.

Se você está pensando em ter uma dessas fofuras, lembre-se de escolher um canil de confiança (link), e aí você aproveita e tira todas as suas dúvidas.

Quanto à altura, a média é de 56 cm, e a média de peso, 30 kg.

Comportamento

O Bull Terrier é um cão bastante afetuoso, e adora um carinho, mesmo de pessoas que ele não conhece.

Como ele tem muita energia,  ele pode saltar nas visitas, o que pode assustar um pouco, mas é só para dizer “olá” e chamar a atenção.

É uma raça que não gosta muito de ficar sozinho, e prefere passar a maior parte do tempo com os membros do seu grupo social.

Por isso, é importante trabalhar desde cedo esse distanciamento, para que ele não desenvolva ansiedade de separação quando adulto.

Exercícios

Esse terrier do tipo Bull é um cachorro musculoso que precisa muito de exercícios para manter seu porte físico e principalmente para gastar energia.

Seja vivendo em apartamento ou caso, é necessário passear várias vezes ao dia, e ele não vai se contentar com uma volta no quarteirão ou ir apenas no jardim.

Existem diversas atividades esportivas que podem ser feitas, que ao mesmo tempo fortalecem a relação com seu tutor, seu adestramento e principalmente para atender às suas necessidades.

Fácil de educar

Muitas pessoas acham que o Bull Terrier é um cão teimoso, que é difícil de educar, mas, às vezes, como tem muita energia, pode ter um pouco de dificuldade para se concentrar.

As sessões de adestramento devem ser curtas, mas repetidas regularmente até o cão aprender todos os comandos, e de preferência, começar desde pequeno, para adotar bons hábitos desde filhote.

Paciência, coerência e assiduidade serão as palavras-chave de um adestramento de sucesso.

Sociabilidade

É um cão bem amigável e se dá bem com todo mundo, porém, pelo seu porte um pouco pesado, pode acabar machucando sem querer.

Esse é outro motivo para adestrá-lo desde cedo.

Quanto às crianças, por serem fortes, talvez não sejam muito indicadas para crianças menores, mas isso não significa que não possam se adaptar.

O ideal é não deixar brincarem sozinhos, porque o próprio cachorro não tem noção da sua força.

Interagem bem com crianças maiores e adultos. Já com os idosos, especialmente aqueles com problema de mobilidade, é necessário prestar atenção a fim de evitar uma queda.

Alimentação

Além de alguma predisposição genética, uma má alimentação pode causar várias doenças.

Por exemplo, um alto teor de proteínas nos alimentos pode ter um efeito negativo na pele, em particular, o Bull Terrier branco, que tem uma tendência a problemas de pele.

Como o Bull Terrier tem mais chance de ganhar peso, é preciso ter cuidado com as porções de alimento e com o teor de gordura.

O ideal é conversar com o veterinário para saber mais sobre as necessidades do cachorro, que podem variar conforme o sexo, peso, idade e nível de atividade física.

Confira também algumas dicas importantes para quem tem um animal de estimação.

Essas foram apenas algumas curiosidades sobre o Bull Terrier, e não é à toa que seus tutores são apaixonados!!