Pular para o conteúdo
Início » Ácido ferúlico, Antioxidante para Cuidar da Pele

Ácido ferúlico, Antioxidante para Cuidar da Pele

Ácido ferúlico Antioxidante

Você já ouviu falar no ácido ferúlico, antioxidante para cuidar da pele? Essa substância ajuda a prevenir flacidez e linhas de expressão, além de ter ação fotoprotetora.

Cada vez mais fica clara a importância de cuidar da pele diariamente, tendo em vista os resultados a médio e longo prazo no rosto e no corpo. Limpeza, hidratação e proteção contra os raios ultravioletas (UV) são os principais cuidados para se ter uma pele saudável e muito mais bonita.

Mas, em meio a esse trio, existem algumas substâncias que se destacam por seus benefícios à derme. Um exemplo ainda não muito popular no Brasil, mas que é uma das apostas para o mercado de dermocosméticos nos próximos anos, é o chamado ácido ferúlico.

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre esse agente antioxidante que pode ser usado tanto sozinho como combinado a outras substâncias, oferecendo uma melhora significativa da textura, aparência e uniformização da pele.

O que é o ácido ferúlico?

Ácido ferúlico Antioxidante
Imagem: Pexels

Essa substância fenólica natural é caracterizada pela boa absorção e baixa toxicidade, pela presença de propriedades que ajudam a reparar os danos sofridos pela pele, além de sua ação antioxidante, que ajuda no combate aos radicais livres.

Os radicais livres são moléculas instáveis e com alto poder reativo, que causam diversos prejuízos, tais como o envelhecimento precoce, rugas e até mesmo câncer de pele. O ácido ferúlico, por sua vez, consegue neutralizar esses radicais, impedindo seus efeitos nocivos ao organismo, sobretudo à pele.

No Japão, por exemplo, a substância já é usada como filtro solar e em dermocosméticos que ajudam no combate aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta. Isso porque, ao que tudo indica, ao ser exposto à radiação UV, o ácido tem sua ação antioxidante aumentada de forma significativa.

No entanto, dermatologistas brasileiros atestam que o uso deste ácido deve ser combinado com o filtro solar de, no mínimo, FPS (fator de proteção solar) de número 30.

O ácido ferúlico é encontrado na natureza em sementes e folhas de plantas, a exemplo de cereais como o farelo do arroz marrom, aveia e trigo. Também se faz presente no amendoim, alcachofra, café, abacaxi, laranja, maçã e tomate.

Benefícios do ácido ferúlico

Já deu para perceber que esse tipo de ácido tem alguns efeitos bastante atraentes para todos que desejam ter uma pele mais viçosa e bonita. A ação anti-envelhecimento é uma delas, junto à prevenção da flacidez e, consequente, melhoria da firmeza da pele.

Este ácido tem a capacidade de induzir o processo de clareamento da pele, tornando-a mais uniforme tanto na cor como na textura. As agressões solares também são  minimizadas graças a seu efeito anti-inflamatório. O ácido ferúlico também potencializa a ação de outros antioxidantes quando combinado a eles.

Nesse caso, os mais usados são as vitaminas C e E. A combinação dessas três substâncias fornece uma ação antioxidante muito mais potente do que quando cada uma delas é utilizada separadamente. Isso sem falar que sua associação inibe a oxidação precoce de cada um desses elementos.

Outro benefício desse ativo, segundo especialistas, é sua alta versatilidade, o que faz com que ele possa ser incorporado facilmente a inúmeras formulações; além de não ser necessária uma grande quantidade para que seus efeitos sejam sentidos.

Isso sem falar que, até agora, não existe nenhum tipo de contraindicação para o uso do ácido ferúlico (sequer para grávidas), até mesmo porque ele também está presente em vários alimentos que fazem parte da nossa dieta alimentar diária. A única exceção seria para quem é, de fato, alérgico ao ácido.

Tipos de uso do Antioxidante

O ácido ferúlico pode ser encontrado em diferentes tipos de produtos e tratamentos dermatológicos. Nos séruns, o ácido geralmente aparece como ingrediente principal, sendo usado antes da aplicação do protetor solar.

No caso de cremes, géis e loções, o ácido ferúlico costuma vir associado com outros princípios ativos, como as já mencionadas vitaminas C e E, tendo uma função estabilizadora.

Quanto a tratamentos como peeling químico, o ácido ajuda a prevenir contra o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas. Sendo feita com um profissional especializado, a técnica consegue incentivar a produção de colágeno e a renovação celular, além de aumentar a proteção contra os raios solares.