Pular para o conteúdo
Início » O que pode causar baixa libido?

O que pode causar baixa libido?

Não existe uma régua para medir o apetite sexual, cada pessoa lida de alguma forma com a sua própria libido. Mas afinal, o que pode causar a baixa libido?

baixa libido
Imagem: pixabay

Alguns fatores psicológicos, biológicos, ambientais e sociais podem influenciar no apetite sexual tanto no homem quanto na mulher. Por isso, existem influências que afetam individualmente cada pessoa.

Ter que lidar com o estresse é um dos causadores de baixa libido para algumas pessoas, assim como as doenças ginecológicas nas mulheres. 

Conheça abaixo o que pode causar baixa libido no homem e também na mulher.

Uso de anticoncepcional

O uso de anticoncepcional com estrogênio e progesterona podem diminuir a produção de testosterona, o hormônio que está diretamente ligado ao impulso sexual. 

Mas isso não quer dizer que toda mulher terá dificuldades como a baixa libido, com o tempo o uso do anticoncepcional poderá normalizar o apetite sexual da mulher.

Estresse e depressão

O estresse e a depressão podem estar diretamente ligados ao baixo desempenho sexual no homem e na mulher. Inclusive, alguns medicamentos para o tratamento desses sintomas também trazem o desequilíbrio hormonal.

Doenças ginecológicas

O vaginismo é uma das principais doenças ginecológicas que resultam no baixo apetite sexual, em decorrência do desconforto durante as relações sexuais. 

No caso do vaginismo, os músculos vaginais se contraem involuntariamente, resultando em dores na entrada da vagina e durante a penetração.

Problemas hormonais

Os problemas hormonais tanto nos homens quanto nas mulheres podem ser as causas para a perda de interesse sexual. 

A baixa produção de testosterona nos homens é um dos principais fatores da baixa libido, assim como os sintomas da menopausa nas mulheres. 

Aumento do peso

O aumento do peso e doenças alimentares como a obesidade também influenciam no apetite sexual de homens e mulheres. Eles se mostram menos dispostos e consequentemente diminuem o desejo sexual.

Impotência sexual

A impotência sexual também é um fator que influencia no desejo sexual dos homens, principalmente para aqueles que possuem problemas de ereção ou se sentem frustrados sexualmente.

Esse efeito pode estar relacionado a problemas psicológicos como estresse, ansiedade e depressão. Mas também fatores físicos como a diabetes, hipertensão e até sedentarismo podem estar ligados à falta de libido no homem e na mulher. 

Como estimular a libido sexual no homem e na mulher?

Para estimular a libido sexual no homem e na mulher é preciso mudar alguns hábitos e cuidar mais da saúde física e mental. 

As atividades como caminhada para melhorar a saúde sexual são as mais indicadas, assim como o combate ao sedentarismo. 

O estilo de vida também é um fator que precisa ser mudado para quem deseja aumentar a libido, principalmente o consumo de bebida alcoólica e tabaco.

A psicoterapia também é um tratamento que ajuda a aumentar a libido através do autoconhecimento, aumento da autoestima, controle do estresse e tratamento para ansiedade.